A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) testa, ao longo desta semana, alterações no trânsito da Av. Alexandrino de Alencar no Alecrim. Para conferir maior fluidez ao tráfego na região, as modificações propostas pela STTU promovem pequenas mudanças nos três pontos de retorno situados no trecho da Alexandrino entre as avenidas Olinto Meira e a Coronel Estevam. As novas regras passaram a valer ontem, e técnicos da STTU irão avaliar os resultados para definir quais medidas serão adotadas de forma permanente.
Adriano Abreu/Tribuna do Norte |
“O fechamento do retorno em frete a Eloi Chaves, há cerca de dois meses, gerou um gargalo na altura do Clube Atlântico. Com a reabertura desse retorno, quem mora nas imediações ou sai do Colégio Reis Magos não precisarão mais ir até depois da Policlínica (após o cruzamento com a Av. Fonseca e Silva) para fazer o retorno”, explicou o Inspetor Carlos Eugênio, da STTU.
A conversão no retorno da Eloi Chaves ficará livre apenas para quem for voltar no sentido Av. Alexandrino – Av. Olinto Meira. O retorno no sentido inverso (Base Naval) deverá ser feito mais adiante: em frente ao Clube Atlântico e próximo ao posto de combustível, antes do cruzamento com a Av. Olinto Meira.
Outra mudança significativa altera o acesso à Rua dos Pajeus (antiga Av. 8): o motorista que vier pela Av. Alexandrino de Alencar terá a conversão facilitada no retorno em frente ao Atlântico; já quem vem da Rua dos Pajeus e deseja seguir na Alexandrino sentido Base Naval (Av. Coronel Estevam), deverá entrar à direita para alcançar o retorno seguinte (próximo ao posto de combustível).
“Após esse período de testes (até dia 18 de junho), serão instaladas a sinalização horizontal e vertical definitivas. Não há previsão para instalar um novo semáforo”, acrescentou o Inspetor de trânsito. Agentes municipais de trânsito permanecerão no local durante os próximos dias para orientar os motoristas sobre as mudanças.
Em tempo: um detalhe importante sobre os retornos é que o motorista deverá adotar mão inglesa para efetuar a conversão, da mesma forma como é feita atualmente na mesma Av. Alexandrino de Alencar na altura da Av. Rui Barbosa, próximo ao Parque das Dunas.
O que muda
– Rua dos Pajeús (antiga Av. 8) – quem vem pela Av. Alexandrino de Alencar terá a conversão facilitada no retorno em frente ao Clube Atlântico; enquanto quem deseja acessar a Alexandrino a partir da Rua dos Pajeus terá de ir até o retorno próximo ao posto de combustível
– Retorno em frente à Eloi Chaves foi liberado apenas para quem for fazer a conversão no sentido Av. Olinto Meira
– Os acessos aos retornos adotam mão inglesa, dessa forma o fluxo se mantém livre ao evitar que os carros se cruzem na hora de efetuarem a conversão
Fonte: Tribuna do Norte