Reconhecimento foi anunciado em Bruxelas e destaca ações de renovação da infraestrutura, modernização da operação e reestruturação do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia
A rede de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia foi anunciada como vencedora do UITP Awards 2026, premiação promovida pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e considerada uma das principais referências globais no segmento de mobilidade urbana.
O resultado foi divulgado na terça-feira, 23 de junho de 2026, durante cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica, reunindo representantes de governos, operadores de transporte, especialistas e entidades ligadas ao setor de diversos países.
O reconhecimento internacional ocorre em meio ao processo de reestruturação da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), que vem passando por mudanças operacionais, renovação de frota e intervenções em infraestrutura.
Projeto reúne renovação de frota e melhorias na infraestrutura
Recentemente, foram apresentados novos veículos incorporados ao sistema, incluindo ônibus elétricos fornecidos pela Volvo e ônibus movidos a biometano fornecidos pela Scania.
Além da renovação da frota, também foram executadas intervenções em corredores exclusivos de ônibus, estações de embarque e desembarque e terminais de integração utilizados diariamente pelos passageiros da região metropolitana.

As ações integram um conjunto de investimentos realizados pelo Governo de Goiás, prefeituras e concessionárias responsáveis pela operação do transporte coletivo.
Segundo informações apresentadas pelo poder público, o sistema continua passando por novas etapas de modernização e adequação operacional.
Modelo contratual é apontado como parte da transformação
De acordo com informações apresentadas durante o processo de modernização do sistema, uma das medidas adotadas foi a utilização de mecanismos de renovação antecipada dos contratos de concessão.
O modelo prevê a prorrogação contratual mediante compromissos de investimentos e ampliação dos serviços prestados pelas operadoras, desde que relacionados ao mesmo objeto da concessão.
A legalidade desse instrumento foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento relacionado ao sistema BRT-ABC, empreendimento apontado como um dos primeiros a utilizar essa modalidade contratual.
O modelo também foi adotado em Goiás como parte das estratégias voltadas à reestruturação da rede metropolitana.
Financiamento foi estruturado com base na própria operação
Durante visita realizada ao sistema de transporte da capital goiana, o presidente do Grupo HP, Edmundo Pinheiro, explicou que uma das decisões consideradas relevantes para o desenvolvimento dos projetos foi a adoção do modelo conhecido como project finance non-recursive.
Segundo o empresário, trata-se de uma estrutura financeira na qual o projeto é autofinanciado e os próprios contratos e receitas operacionais servem como garantia aos financiadores.
A modalidade tem sido utilizada em diferentes setores de infraestrutura para viabilizar investimentos de longo prazo.
Especialista destaca avanços no ambiente regulatório
A advogada especializada em segurança jurídica e risco empresarial, Liana Variani, afirmou que a legislação brasileira relacionada aos contratos públicos ainda possui espaço para evolução, mas ressaltou que já existem instrumentos legais capazes de permitir avanços nos sistemas de transporte coletivo.
Segundo ela, o novo marco legal do transporte público pode contribuir para ampliar as possibilidades de investimentos e aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
A especialista também defendeu a construção de soluções conjuntas entre operadores privados, poder público e sociedade para identificar modelos contratuais adequados às necessidades de cada sistema de transporte.
De acordo com Variani, a análise dos riscos jurídicos e empresariais tem papel relevante na definição das estruturas contratuais utilizadas em projetos de mobilidade urbana.
Governo destaca resultados obtidos na Região Metropolitana
O governador de Goiás, Daniel Vilela, afirmou que o reconhecimento internacional demonstra os resultados obtidos com as políticas voltadas à mobilidade urbana na Região Metropolitana de Goiânia.
Segundo ele, os investimentos realizados envolveram renovação da frota, implantação de novos corredores de transporte e melhorias na infraestrutura utilizada pelo sistema.
O Governo de Goiás também relacionou a conquista do prêmio a intervenções executadas por meio do projeto Nova RMTC.
Nova RMTC inclui terminais, estações e pontos de ônibus
Entre as ações destacadas pelo governo está a requalificação dos espaços utilizados pelos passageiros.
As intervenções envolveram a reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste, melhorias nas estações de embarque e desembarque e a recuperação de pontos de ônibus distribuídos pela Região Metropolitana de Goiânia.

Também foram instalados novos abrigos para passageiros e executados serviços de manutenção em estruturas já existentes.
Segundo os dados divulgados pelo projeto, um dos indicadores registrados aponta redução de até 31% no tempo de viagem em trechos contemplados pelo processo de metronização do sistema.
O que é o UITP Awards
O UITP Awards é promovido pela União Internacional de Transportes Públicos e reconhece iniciativas ligadas à mobilidade urbana em diferentes países.
A premiação contempla projetos relacionados à inovação, eficiência operacional, sustentabilidade e impacto dos sistemas de transporte na vida das populações atendidas.
A edição de 2026 reuniu projetos de diversos continentes e premiou iniciativas consideradas referências para o desenvolvimento da mobilidade urbana em escala internacional.
Com o reconhecimento obtido nesta edição, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia passa a integrar o grupo de sistemas premiados pela UITP em diferentes categorias ligadas ao transporte público e à mobilidade urbana.
Foto: SGG-GO
Siga o Portal UNIBUS nas redes sociais





