Do PORTAL UNIBUS
Foto: Adriano Minervino (Transportes no Brasil)
A cidade de Palmas, capital do Tocantins, marcou um passo histórico no transporte público brasileiro com a entrada em operação de uma frota composta exclusivamente por veículos zero-quilômetro. Desde o dia 7 de maio, a operadora Sancetur – Sou Palmas iniciou as atividades com 154 novos veículos, entre ônibus e vans, todos com tecnologia de ponta para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros.
O contrato emergencial entre a Prefeitura de Palmas e a empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda foi firmado com o objetivo de reestruturar o sistema de transporte coletivo da cidade, que enfrentava diversas críticas sobre a qualidade do serviço prestado. A medida visa melhorar o atendimento até que o processo licitatório definitivo, atualmente aguardando aprovação do Tribunal de Contas do Estado, seja concluído.
A frota é composta por 140 ônibus Apache VIP V, fabricados pela Caio, 14 unidades reserva e 10 vans acessíveis, todas baseadas no chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6, e equipadas com motor de 208 cv e transmissão manual de seis marchas. A eficiência operacional dos novos veículos é aliada ao conforto térmico proporcionado pelos sistemas de ar-condicionado, fundamentais para o clima quente da região.
Além de sua robustez, os novos ônibus priorizam a acessibilidade, com elevadores semiautomáticos, assentos reservados para pessoas com deficiência, idosos e passageiros com mobilidade reduzida. A segurança também foi amplamente reforçada, com câmeras internas e externas, iluminação em LED e saídas de emergência. O monitoramento em tempo real é feito pelo centro de controle da empresa.
Outros recursos incluem tomadas USB, GPS, sistema de campainha wireless, lixeiras e itinerários com letreiros digitais. As unidades também são equipadas com Wi-Fi e georreferenciamento, permitindo o acompanhamento das rotas em tempo real.
A entrega dos veículos teve início no final de abril, com cerca de 70 unidades já em solo palmense até o momento. O restante da frota chegará em grupos diários, seguindo as orientações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até completar o total de 154 veículos.
Durante a transição, entre 1º e 11 de maio, a tarifa foi gratuita para os passageiros. A partir do dia 12 de maio, entra em vigor a nova tarifa de R\$ 4,85. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou que a cidade agora é a única capital do Brasil a contar com uma frota 100% nova, o que trará mais conforto, pontualidade e partidas a cada 20 minutos. Ele também ressaltou a importância da medida para promover a inclusão social e a mobilidade urbana eficiente.
As 10 vans recém adquiridas têm a missão de oferecer transporte especializado para pessoas com dificuldades de locomoção, realizando viagens porta a porta para tratamentos de saúde, como fisioterapia.
A implantação da nova frota também gerará um impacto positivo nas finanças municipais, com uma estimativa de economia de R\$ 19 milhões anuais para a Prefeitura, que deixará de arcar com custos de locação, manutenção e combustível relacionados à operação do sistema de transporte anterior.
Com a renovação do sistema, Palmas dá início a uma nova fase do transporte público, focada na inovação, inclusão e sustentabilidade.