Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
No último dia 3, as ações da Daimler sofreram uma queda acentuada após a empresa destacar um mercado fraco na Europa durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre deste ano.
Os papéis da montadora de caminhões e ônibus chegaram a cair até 6,5%, conforme relata a agência Reuters.
Durante a teleconferência de resultados, o CEO Martin Daum mencionou que o “sentimento depressivo” na Alemanha estava afetando a Daimler Truck na Europa.
De acordo com a Daimler, a carteira de pedidos da Mercedes-Benz, uma das marcas do grupo, sofreu uma queda de 15% na Europa, enquanto as encomendas de caminhões na América do Norte aumentaram em 30% no trimestre.
“É evidente que a administração está adotando uma postura mais cautelosa, considerando a entrada de pedidos abaixo do esperado no primeiro trimestre”, comentou Fabio Hoelscher, analista da Warburg Research, à Reuters. “Embora a orientação permaneça intacta, parece que estamos nos aproximando mais do limite inferior do que do superior.”
Essa situação teve um impacto considerável na Daimler Truck, uma vez que sua participação de mercado na Alemanha era o dobro da registrada no restante da Europa continental.
Oliver Wojahn, da mwb research, afirmou que os comentários de Daum estão gerando “crescentes dúvidas sobre a recuperação dos mercados europeus, especialmente o mercado alemão, o mais importante da Europa”.
Lucro em queda na Europa e na Ásia
No trimestre, a Daimler Truck registrou um lucro de 1,21 bilhão de euros (cerca de US$ 1,30 bilhão), superando a estimativa de mercado de 1,17 bilhão de euros. No entanto, a Mercedes-Benz teve uma queda de 4% no lucro em comparação com o mesmo período do ano passado. Na Trucks Asia, outra marca da Daimler, o lucro caiu 39%.
Por outro lado, o negócio da América do Norte apresentou um aumento de 7% no lucro principal durante o trimestre.