Governo Federal anunciará pacote para aquisição de 5000 ônibus “verdes”

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja anunciar um pacote com mais de 5.000 ônibus “verdes” nesta semana. A renovação da frota contempla a aquisição de ônibus elétricos e/ou versões mais modernas movidas a diesel, visando reduzir a poluição. As novas unidades contarão com ar-condicionado e Wi-Fi.

O evento de apresentação das medidas está agendado para quarta-feira (8) no Palácio do Planalto. O anúncio dessas ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco na população de baixa renda, estava previsto para abril, mas ajustes foram necessários devido à alta demanda dos prefeitos por recursos para a compra de ônibus “verdes”.

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou à TV Globo e g1 que o governo federal deseja promover um transporte de qualidade e ambientalmente limpo nas cidades. “É um indicativo do governo federal no sentido de querer um transporte de qualidade mas um transporte limpo nas nossas cidades”, disse. O ministro ressaltou ainda que a expectativa é que a ampliação da frota de ônibus elétricos possa eventualmente resultar na redução das tarifas, embora não seja possível exigir esse compromisso dos municípios, que definem os preços.

Segundo Rafael Calabria, coordenador de mobilidade do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), a decisão do governo de apoiar a troca de frota é crucial para acelerar um processo que ainda está em andamento no país. “Nesse primeiro momento, acho difícil um impacto na tarifa, mas o importante é esse empurrão que será dado, pois a renovação da frota ainda está lenta”, disse.

Até o final do ano passado, o país contava com menos de 500 ônibus elétricos em circulação. Os ônibus elétricos e menos poluentes representarão cerca de 4% de toda a frota nacional, que conta com aproximadamente 100 mil unidades.

O pacote oferecerá acesso a financiamentos com recursos do FGTS e do Fundo Clima a taxas de juros reduzidas, aproximadamente 9% ao ano, e em um prazo estendido, cerca de 12 anos. O ministro ressaltou que este será o maior lote de financiamento já anunciado para a compra de ônibus elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.