Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Via Automotive Business)
A Mobileye, startup da Intel para veículos autônomos, anunciou uma parceria com a fornecedora industrial Schaeffer para a produção de micro-ônibus autônomos.
O novo veículo, que deve ser lançado em 2023, combina o chassi rolante modular da Schaeffer com o sistema de direção autônoma da Mobileye (software e sensores). Segundo as empresas, o micro-ônibus terá nível 4 de automação, o segundo mais alto possível (a escala vai até 5) e será “altamente flexível e adaptável”. O objetivo é usar esse tipo de veículo em frotas para traslados.
O chassi rolante da Schaeffler é flexível e escalável, desenvolvido para novas soluções de mobilidade sem motorista. Trata-se de uma plataforma modular que permite a adição de uma ampla quantidade de variantes – desde um simples propulsor por meio de um eixo elétrico e direção central até o uso de quatro “corner modules”. Os corner modules, que permitem um ângulo de direção de até 90 graus cada um, foram desenvolvidos para produção em série e uso em larga escala. Eles incluem o motor no cubo da roda e a suspensão completa incluindo sistemas pneumáticos, o que possibilita baixar o veículo para o acesso.
A Mobileye, que faz testes de seus carros autônomos em cinco territórios pelo mundo, anunciou recentemente que seus robotáxis vão entrar em operação comercial na Alemanha no ano que vem.