As férias estão acabando e muitos natalenses já voltaram à rotina, saindo cedo de casa para cumprir com as obrigações diárias. Com o aumento do fluxo de carros nas ruas, o trânsito da cidade no início da manhã já voltou a ser caótico. As principais ruas e avenidas e a BR-101, no sentido Parnamirim/Natal, ficam congestionadas logo no início da manhã, deixando os motoristas e passageiros estressados e preocupados com os possíveis atrasos.
Para o motorista Lucas Lopes, algumas medidas deveriam ser tomadas pelos órgãos competentes para solucionar os problemas no trânsito da cidade. “Ainda tem muita gente de férias, que só vai retornar ao trabalho e às escolas depois do Carnaval, porque ainda está viajando e, mesmo assim, o trânsito já está terrível. Há anos a situação é a mesma e piora cada vez mais. Eu acredito que as autoridades devem criar um planejamento para resolver esse problema definitivamente, seja com rodízio de carros, com ampliação das vias. Algo tem que ser feito, e logo”, afirmou Lucas Lopes.
A situação é ainda mais tensa nos locais onde existem escolas, pois com carros parando para alunos descerem, os outros motoristas que passam pelo local ficam irritados. Na avenida Romualdo Galvão, na altura de Lagoa Nova onde em um curto trecho há três escolas, nos horários de início e término das aulas, o trânsito fica extremamente desorganizado.
De acordo com José Antônio Ribeiro, que busca alunos em uma dessas escolas, o problema do trânsito pode ser resolvido com a conscientização dos motoristas. “O trânsito é bem complicado em frente às escolas de Natal e devido à pressa ou impaciência, muitos motoristas acabam desrespeitando as regras, gerando um maior tumulto nas ruas. Acredito que o trânsito será mais tranquilo quando nós, os motoristas, aprendermos a ser mais educados”, disse José Antônio.
Para tentar solucionar o problema do trânsito em frente às escolas de Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está realizando a Operação Volta às Aulas, com ações educativas e operacionais para organizar o trânsito nas proximidades de algumas escolas.
As ações tem o objetivo de diminuir o congestionamento nesses locais, impedindo a formação de filas duplas, estacionamentos irregulares e, consequentemente, ajudando a evitar acidentes. A Operação está sendo realizada em algumas das principais escolas da cidade, das 11h às 14h, horários que pegam a chegada e a saída dos alunos.
Fonte: Jornal de Hoje