Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A partir de 2026, a Daimler Buses iniciará a instalação de suas próprias estações de recarga públicas para ônibus elétricos, com foco em destinos turísticos de grande movimento na Europa. A iniciativa busca ampliar a infraestrutura de recarga de alto desempenho para além das rodovias, com pontos estrategicamente posicionados em estacionamentos de parques de diversão e áreas urbanas.
O projeto começa com uma ação-piloto promovida pela agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate, em parceria com a cidade de Colônia, na Alemanha. Quatro pontos de recarga rápida serão instalados próximos ao centro urbano ainda no próximo ano.
Atualmente, a Daimler Buses é a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura pública de recarga. A operação será conduzida por sua subsidiária Daimler Buses Solutions, responsável pelo planejamento, construção, manutenção e gestão das estações.
Segundo o CEO da Daimler Buses, Till Oberwörder, a medida é uma resposta à lentidão na criação de redes públicas de recarga. “O futuro do ônibus é elétrico. No entanto, a construção da infraestrutura pública de recarga necessária está demorando muito. Queremos dar um impulso importante com nossas estações de recarga”, afirmou.
A empresa apresentou recentemente, durante a Busworld 2025 em Bruxelas, o seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o Mercedes-Benz eIntouro, que pode alcançar até 500 quilômetros de autonomia e operar em rotas curtas e médias. O modelo soma-se à linha de elétricos da marca, que inclui o eCitaro — produzido desde 2018 — e versões com célula de combustível lançadas em 2023.
O projeto-piloto em Colônia prevê um estacionamento eletrificado para ônibus intermunicipais no local conhecido como BusparkCologne, na região oeste do Reno. As quatro estações fornecerão potência nominal de 400 kW cada, permitindo recarga rápida 24 horas por dia. O espaço será aberto a ônibus de diferentes fabricantes e usará exclusivamente energia elétrica de fonte renovável.
Para Ascan Egerer, vice-prefeito de Mobilidade de Colônia, a iniciativa simboliza um avanço para o turismo sustentável. “Colônia é um destino popular para grupos de viajantes da Alemanha e do exterior. Queremos apoiar a mudança para veículos sustentáveis para que os visitantes possam chegar em ônibus com emissão zero”, destacou.
Com o projeto, a Daimler Buses reforça seu compromisso com a transição energética no transporte coletivo e a expansão da mobilidade limpa em larga escala no continente europeu.





