Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
O ano de 2024 trouxe importantes iniciativas para a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), especialmente ligadas ao plano de descarbonização da montadora, um dos pilares de sua estratégia ESG. Em celebração ao Dia Mundial do Transporte Sustentável, a empresa destacou seus progressos no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, reafirmando seu compromisso com o futuro das próximas gerações.
Primeira fabricante na América Latina a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico, a VWCO já demonstra impacto significativo: veículos elétricos da marca em operação evitam mais de 15 mil toneladas de emissões de CO2 por ano, em comparação com modelos a diesel. Desde o lançamento do e-Delivery, agora em sua segunda geração, a montadora busca ampliar seu portfólio com pesquisas em novas soluções de transporte sustentável.
Priscila Rocha, gerente de Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus, reforça o compromisso da marca:
“Consolidamos no Brasil um centro de inovação para sustentabilidade. Estamos desenvolvendo alternativas diversificadas para a descarbonização do setor de transporte e ampliando nossa oferta de soluções adaptadas às diferentes necessidades do mercado.”
Avanços com novos modelos sustentáveis
Entre os marcos recentes estão o lançamento do Constellation 26.280 Biometano e o conceito Meteor Hybrid. Projetado para operações urbanas, o Constellation 26.280 Biometano é voltado à coleta de resíduos sólidos e permite a utilização de combustível renovável, reduzindo até 90% das emissões de CO2 em seu ciclo completo. Em uma operação típica, o modelo pode evitar a emissão de 150 toneladas de CO2 ao ano.
O Meteor Hybrid, por sua vez, traz um sistema de tração inteligente, desenvolvido em parceria com a Suspensys, que pode reduzir até 10% o consumo de diesel em operações rodoviárias, dependendo da topografia. Com isso, a economia de emissões pode ultrapassar 25 toneladas de CO2 ao ano. Ao utilizar o diesel verde (HVO), a redução supera 90%, chegando a evitar 230 toneladas de CO2 no mesmo período.
Sustentabilidade na linha de produção
Além de avanços nos veículos, a fábrica da VWCO também adota medidas para otimizar e descarbonizar sua produção. Uma das iniciativas mais recentes é o abastecimento inicial dos veículos com 10% de HVO, somando-se aos 14% de biodiesel já presentes no diesel comercial padrão. Com isso, 24% do combustível utilizado na operação passa a ser renovável, reduzindo até 90% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o diesel fóssil.
Inovação no transporte de passageiros
A VWCO também se destaca no transporte de passageiros com projetos como o Volksbus movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, desenvolvido em parceria com a CBMM e a Toshiba, e o e-Volksbus. Com cinco novos modelos entre protótipos e veículos em teste anunciados apenas em 2024, a montadora segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para superar os desafios da descarbonização no setor de transporte.
Com um portfólio diversificado e compromisso com a sustentabilidade, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na construção de um futuro mais limpo, eficiente e sustentável para o setor.