Mercedes-Benz expande fábrica de ônibus em São Bernardo do Campo para produção de modelos elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

A Mercedes-Benz iniciou a expansão de sua fábrica de ônibus em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com Alexandre Nunes, gerente da linha de produção da empresa, o novo espaço será dedicado à produção de ônibus elétricos, incluindo a nova linha eO500UA, uma versão articulada do chassi elétrico já fabricado, o eO500U.

Além disso, a ampliação visa preparar a planta para futuras linhas de modelos elétricos e otimizar a realização de testes pós-produção. O novo espaço permitirá avaliações tanto de veículos elétricos quanto de modelos com motores a diesel, reforçando o compromisso da Mercedes-Benz com a qualidade e a inovação.

Fábrica 4.0
A planta de chassis de ônibus da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo segue os preceitos da Indústria 4.0 e ocupa uma área de cerca de 48 mil m². Ela é dividida em áreas específicas para produção de diferentes modelos.

Uma das áreas se dedica aos chassis de ônibus urbanos convencionais, micro-ônibus e modelos para transporte de valores. Outra parte da fábrica é destinada à montagem de ônibus rodoviários e urbanos articulados e biarticulados, que exigem processos de produção mais complexos devido ao uso de peças modulares e soldadas.

Atualmente, 80% da produção na planta é voltada para ônibus rodoviários, refletindo o aumento sazonal da demanda impulsionada pelas férias e pelo aquecimento do turismo. Durante o restante do ano, a maior parte da produção, cerca de 80%, é direcionada aos chassis urbanos, segmento em que a Mercedes-Benz lidera com mais de 50% de participação no mercado.

Expansão estratégica
A nova área e a adaptação da fábrica para veículos elétricos reforçam a estratégia da Mercedes-Benz em investir em tecnologia sustentável e atender à crescente demanda por soluções de transporte mais limpas. A expansão também reflete a evolução do mercado brasileiro, onde os ônibus elétricos ganham cada vez mais relevância no contexto da mobilidade urbana.

Com a ampliação, a Mercedes-Benz se posiciona para liderar o setor de transporte sustentável, mantendo seu compromisso com a inovação e a excelência na fabricação de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo