Volkswagen avança na homologação de ônibus elétrico e-Volksbus

Volkswagen avança na homologação de ônibus elétrico e-Volksbus

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu mais um passo em direção à comercialização de seu primeiro ônibus 100% elétrico, o e-Volksbus. O veículo concluiu a fase de testes em São Paulo com a SPTrans e agora segue para Curitiba, onde será submetido a novos testes com a URBS, como parte do rigoroso processo de homologação.

Essas homologações são cruciais para garantir que o chassi elétrico atenda a todos os requisitos de segurança, desempenho e manutenção necessários para a operação. “Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes, rodando no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre durabilidade, frenagem e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O processo também inclui a avaliação da carroceria, acabamento e pintura, assegurando que cada componente do ônibus esteja em conformidade com os padrões de qualidade da montadora. “Com essa nova fase de homologações, a VWCO reforça seu compromisso com a inovação, preparando-se para lançar um veículo que vai transformar o transporte urbano”, complementa Chaves.

Volkswagen avança na homologação de ônibus elétrico e-Volksbus
Foto: Divulgação (Volkswagen)

Pioneirismo na eletromobilidade
A Volkswagen Caminhões e Ônibus se destaca no desenvolvimento de soluções sustentáveis de transporte, consolidando no Brasil um centro de inteligência em eletromobilidade. A empresa foi pioneira no desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico da América Latina, o e-Delivery.

Com o e-Volksbus, a montadora reafirma seu papel de liderança no processo de descarbonização do transporte de cargas e passageiros, combinando eficiência energética, economia operacional e mobilidade sustentável, além de proporcionar mais tecnologia, conforto e segurança ao transporte público urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.