Caio apresenta novo modelo elétrico eApache VIP V para testes em Osasco

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Revista Technibus)

A encarroçadora Caio está lançando no mercado brasileiro o protótipo de um novo modelo de carroceria para chassis elétricos: o eApache VIP V, com chassi Volkswagen. De acordo com reportagem publicada pela Revista Technibus, testes do novo modelo terão início em 17 de setembro pela Viação Osasco, onde o veículo operará em rotas urbanas da cidade de Osasco (SP), em caráter experimental, no transporte coletivo municipal.

Além do eApache VIP elétrico, outro modelo elétrico da Caio, o eMillennium com chassi Scania de 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, também será operado no município. O eMillennium já é conhecido no mercado nacional e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade. Segundo Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio, o novo modelo “reflete o comprometimento da marca com inovações tecnológicas e sustentáveis, aliadas ao design do Apache VIP, o modelo urbano mais vendido no país.”

Características do eApache VIP V
O eApache VIP V, de quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, além do motorista e cobrador. O modelo é encarroçado sobre chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, com 12 metros de comprimento, piso alto e sistema de eletrificação Plugin.

O veículo é equipado com três portas tipo fole (dianteira, central e traseira) no lado direito da carroceria, todas com acionamento elétrico e de emergência. As poltronas são injetadas, totalmente estofadas e contam com encosto de cabeça. Entre os 38 assentos, seis são destinados a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois são para pessoas com obesidade. O ônibus também possui um elevador semiautomático na porta central e espaço exclusivo para cadeirantes ou deficientes visuais acompanhados por cão-guia.

As tecnologias embarcadas no eApache VIP V incluem ar-condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em LED e nas caixas de porta, pontos para instalação de microcâmeras e validador eletrônico. O modelo conta ainda com um sistema multiplex que alerta o motorista sobre possíveis falhas elétricas, aumentando a segurança.

O ônibus também dispõe de quatro itinerários eletrônicos em LED posicionados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, além de um controlador instalado no painel do motorista.

Exportação de modelos elétricos
A Caio já exportou 32 unidades do modelo Apache VIP na versão elétrica para a empresa Link Service, na cidade de Rancagua, no Chile. Esses ônibus foram incorporados à frota que transporta colaboradores da Mina de El Teniente, reforçando a presença da Caio em mercados internacionais e sua aposta em soluções de mobilidade sustentável.

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