Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o e-Volksbus 22L, o primeiro modelo da família de ônibus elétricos desenvolvido em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Com foco em sustentabilidade, o e-Volksbus 22L emite zero carbono, reduz ruídos e garante altos padrões de eficiência energética e economia operacional, redefinindo o transporte público urbano com tecnologia avançada, conforto e segurança.
O e-Volksbus 22L tem capacidade para transportar até 82 passageiros e pode ser equipado com carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento. Com um peso bruto total de 22 toneladas, o veículo é movido por um motor de 280 kW que oferece um torque máximo de 2.300 Nm. Esse motor é acoplado a um conjunto redutor que eleva o torque de saída para até 4.050 Nm, garantindo desempenho robusto em operações urbanas e em subidas.
O ônibus é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fosfato (LFP), já testadas em veículos da linha e-Delivery, oferecendo uma autonomia de até 250 km com 385 kW/h em uma única carga de até três horas. Há também uma opção com oito packs de baterias, que proporciona menor autonomia. O veículo é equipado com um plugue de recarga que suporta carregadores de até 160 kW de potência, com a flexibilidade de ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, conforme as necessidades operacionais do cliente.
As baterias são posicionadas no teto e na traseira do veículo e contam com sistemas de gerenciamento térmico independentes, otimizando a performance e o consumo energético e assegurando maior durabilidade do sistema. O e-Volksbus também possui um sistema de direção com redundância, garantindo confiabilidade e segurança durante a operação.
Outro destaque é o sistema de frenagem regenerativa com quatro níveis de ajuste, que recupera energia durante as desacelerações, aumentando a eficiência energética. O Eco Drive Mode ajusta automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.
Em termos de segurança, o e-Volksbus vem equipado com freios ABS, EBD, assistente de partida em rampa e a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas estão abertas para embarque e desembarque. A acessibilidade é um ponto forte, com o conceito “low entry” e suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, garantindo conforto para os passageiros.
O painel de instrumentos segue o design do e-Delivery, oferecendo informações claras e intuitivas sobre o consumo e a recuperação de energia. Além disso, o ônibus conta com pneus reforçados, dedicados à operação urbana e capazes de suportar maior capacidade de carga.
A plataforma do chassi do e-Volksbus é baseada no chassi modular da versão a diesel, garantindo robustez e durabilidade. A eletrificação utiliza a mesma base da plataforma modular e-Delivery, que já foi amplamente testada e validada no Brasil e na América Latina nos últimos cinco anos.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus já preparou sua rede de concessionárias e centro de peças para oferecer suporte completo à operação e pós-venda do e-Volksbus, garantindo que o veículo esteja pronto para enfrentar as diversas condições de operação no país.