Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, com seu centro mundial de engenharia localizado no Brasil, está intensificando seu uso de tecnologias avançadas, destacando a realidade virtual como uma ferramenta fundamental para o lançamento de novos produtos. Desde 2022, essa tecnologia vem sendo empregada nas análises de manufatura, oferecendo benefícios notáveis à montadora. Além de acelerar os processos de desenvolvimento em até três vezes, a realidade virtual reduz os custos dos projetos em 65%, promove maior segurança e otimiza as atividades realizadas.
Para o ano de 2024, a empresa planeja investir R$ 1 milhão em inovações digitais, consolidando seu compromisso com o avanço tecnológico e aprimoramento contínuo. Luiz Salles, gerente de Manufatura da VW Caminhões e Ônibus, destaca os impactos positivos da implementação da realidade virtual: “Desde a sua implementação, as ferramentas de realidade virtual têm impactado significativamente na produtividade e nos custos de desenvolvimento. Com o aprimoramento interno, dobramos nossa capacidade de produção de protótipos virtuais e podemos validá-los de maneira totalmente digital. Considerando os testes de design de produto e simulação montagem, nosso avanço resultou na antecipação de 25% da fase de aprovações e na eliminação de dois a quatro veículos físicos por projeto, reduzindo drasticamente valores gastos e também gerando um ganho ambiental”, explica.
Além dos benefícios financeiros e de eficiência, a realidade virtual também se torna uma aliada na promoção da sustentabilidade. Utilizando um software desenvolvido nos parâmetros VWCO integrado a óculos 3D e joystick, a ferramenta otimiza o uso de recursos energéticos e reduz o consumo e descarte de materiais como metais, plásticos, madeira, entre outros, se comparado ao processo tradicional de prototipagem.
O compromisso com a inovação se estende para a fábrica em Resende (RJ), onde a Volkswagen Caminhões e Ônibus renovou seu polo de desenvolvimento e produção, estabelecendo uma das mais modernas linhas de caminhões da América Latina. Adotando conceitos 4.0, com robótica avançada e inteligência do Big Data, a empresa também incorpora a realidade virtual no treinamento das equipes de produção.
“Somada às demais tecnologias mencionadas e à vivência das equipes multidisciplinares, a utilização da realidade virtual na nossa linha de montagem que simula à operação final e trocas com o time operacional nos permitem realizar os ajustes necessários antes da inserção do modelo na produção e corrigir falhas antes mesmo que impactem o resultado final”, afirma Salles.