Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gilmar Félix (MES Eventos / IBMS / C-MOVE)
A crescente presença da mobilidade elétrica no Brasil será o destaque do C-MOVE Brasília – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, marcado para os dias 19 e 20 de março, das 09h às 18h, no Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá. O evento tem como propósito estimular o debate e promover as tecnologias e vantagens da eletrificação na mobilidade urbana, reunindo empresas e marcas que buscam seu espaço no mercado nacional.
Um dos principais temas em discussão será a cadeia produtiva dos ônibus elétricos e seus impactos em investimentos, emprego e renda. O congresso visa compreender ações estratégicas, coordenação de atores e políticas públicas essenciais para impulsionar a produção nacional, atendendo aos mercados brasileiros e latino-americanos.
À medida que as cidades avançam na implementação do transporte público elétrico, o evento avaliará os impactos nos cronogramas de investimentos do setor e discutirá a necessidade de instrumentos de políticas públicas para atuar em componentes e produtos estratégicos.
Edgar Barassa, sócio fundador da Barassa and Cruz Consulting (BCC) e moderador das discussões, destaca a importância da cadeia produtiva de ônibus no Brasil e os impactos significativos na geração de empregos e renda. Ele ressalta a transição em curso no cenário global dos ônibus elétricos e destaca a relevância do país no protagonismo desse setor.
O Congresso contará com a participação de representantes de empresas públicas e privadas, operadoras e concessionárias do transporte urbano, gestores da frota de ônibus elétricos, reforçando a importância do Brasil nesse avanço em favor da mobilidade sustentável.
Além da cadeia produtiva de ônibus elétricos, o C-MOVE Brasília abordará temas como eletromobilidade e setor energético, infraestrutura de recarga e seus desafios, novos modelos de modais elétricos, aspectos jurídicos da eletromobilidade, baterias e armazenamento de energia, transporte público e cidades inteligentes.
O evento é realizado pela MES Eventos e pelo Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), com apoio institucional de diversas entidades e empresas do setor.