Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
Em uma celebração pelos 25 anos de atuação no México, a Marcopolo anunciou, durante a Expo Foro 2024, realizada na Cidade do México, a produção local dos modelos de ônibus rodoviários da Geração 8. Essa decisão posiciona a unidade para fabricar os mais modernos veículos da marca no país.
“A família G8 já é um sucesso de vendas e ultrapassa a marca de 3 mil unidades vendidas, em dois anos e meio de existência. O conforto, segurança e o baixo custo de manutenção estão entre os diferenciais dos ônibus para o mercado rodoviário”, revela Lucas Brancher Gabardo, gestor-geral da Marcopolo México.
Os ônibus rodoviários da Geração 8 Marcopolo já eram comercializados no México desde 2022, mas eram importados do Brasil em sistema PKD, com a montagem final da carroceria no chassi realizada localmente. Agora, com a preparação da fábrica de Garcia para receber uma linha de fabricação exclusiva, os modelos Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1200 passam a ser produzidos no México.
A Geração 8 representa um avanço em inovação, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motoristas. Com diferentes versões desenvolvidas para os modelos de chassis das principais montadoras presentes no mercado mexicano.
“A Marcopolo cria soluções de transporte inovadoras para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 traz um conceito que torna os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes, rentáveis e capazes de transformar positivamente a experiência de viagem”, destaca Gabardo.
São mais de 140 atributos do G8, como o coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379, novos faróis em Full LED com maior eficiência luminosa e estrutura de proteção da cabine que amplia segurança passiva para o motorista, entre outros. Entre as inovações está a utilização de matérias-primas que proporcionam redução do risco de quebra em pequenas colisões em até 50%.
O G8 conta com lanternas traseiras em LED com lentes em policarbonato e atende à exigente norma internacional R66.02 para tombamento. A manutenção do veículo é otimizada pelo projeto elétrico, que permite o monitoramento remoto por meio de telemática de ponta. A concepção do G8 resultou em mais de 60 patentes que geram ganhos em conforto, confiabilidade e custo operacional, contribuindo para a redução de custos de manutenção.