Por UNIBUS RN
Foto: Acervo (UNIBUS RN)
Matéria corrigida em 29/01/2023, 10:31, para correção de informações
A coluna “Retrô” está de volta ao UNIBUS RN! E, nessa primeira edição de 2023, relembramos pra você um dos dois únicos ônibus com chassis OF-1417, da Mercedes-Benz, adquiridos zero quilômetro pela maior empresa de ônibus de Natal. E, ainda por cima, a lembrança vem na forma de uma configuração que nem todos lembram que já existiu.
Que tal relembrar a passagem do veículo 1005, pertencente a empresa Transportes Guanabara? Continue conosco!
No ano de 2002, a maior empresa de ônibus de Natal fez uma extensa renovação de frota com a Caio Induscar. Esse lote contou, inclusive, com veículos que carregavam o chassi OF-1417 da marca alemã.
Porém, um ano antes, um lote com três ônibus novos entregues à Guanabara não foram fabricados pela montadora paulista. Os três veículos foram montados pela gaúcha Marcopolo, o que os deixam com configurações únicas em um lote tão reduzido.
Desses 3 ônibus, contamos a história hoje de um deles. Com o prefixo 1005, nosso personagem é montado no modelo Torino GVI, mais conhecido como G6, da Marcopolo. Ele foi um dos dois veículos do lote adquiridos novos a carregar o chassi OF-1417, da Mercedes-Benz, sendo os primeiros com essa configuração a serem comprados na história da companhia.
Durante 11 anos, o nosso personagem circulou nas linhas de ônibus operadas pela Guanabara. Predominantemente era visto nas linhas que partiam da Zona Norte da capital potiguar. Iniciou sua trajetória na linha 77 (Hoje, N-77 – Parque dos Coqueiros / Mirassol), enquanto sua última linha registrada foi a 67 (Atual N-05, Vale Dourado / Petrópolis – Via Vila Paraíso).
As lembranças desse ônibus mais recentes de quem é entusiasta ou pesquisador do transporte público são as de seus últimos dias de operação, onde recebeu grande reforma e ostentou um itinerário digital Mobitec. Porém, sua configuração original ostentava um letreiro frontal lonado.
Em seus 11 anos de operação, o 1005 teve duas configurações de itinerário lonado. A primeira, original de fábrica, ostentou as famosas lonas coloridas, que indicavam a cor da linha conforme a sua origem (A então linha 77, por exemplo, por ter a Zona Sul como destino, partindo de um bairro da Zona Norte, tinha sua identificação com a cor preta e letras brancas).
Já a segunda configuração foi implantada em meados do fim da década de 2000, após a Guanabara se adequar a uma norma da ABNT que visava facilitar a visualização da linha operada por um ônibus que usava lonas. Todas as linhas eram identificadas com lonas pretas e os caracteres tinham de ser impressos na cor verde.
Por onde anda atualmente?
Após a desativação por parte da Transportes Guanabara, há apenas um registro de sua localização. De acordo com o site Ônibus Brasil, a última vez em que o nosso personagem foi fotografado foi em 2017, na cidade de Macau, litoral norte potiguar, operando no transporte escolar da cidade.
Até o fechamento da matéria, não foi identificada a mais recente localização do então detentor do prefixo 1005.