Foto ilustrativa |
Guarulhos, como várias cidades brasileiras, pensa em inserir ônibus elétricos no sistema de transporte público municipal.
A ideia é realizar testes com veículos que utilizem a tecnologia até o final de 2018, e desta forma avaliar os custos e a eficiência dos coletivos.
O processo seria iniciado com um ônibus, que circularia por todas as regiões da cidade.
O fato não será bem uma novidade, já que em setembro de 2017 a prefeitura testou o uso de ônibus elétrico em três linhas do município.
A definição pelo uso da tecnologia depende dos custos do projeto, segundo o governo municipal e a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), o que não é possível de se avaliar ainda.
Em declaração ao portal ‘Guarulhos Hoje’, Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass, confirmou o acordo com o prefeito Guti (PSB) para “a inserção de um veículo para teste até o final do ano pra fazer uma avaliação de ônibus elétrico na cidade pra poder evoluir nessa tecnologia. Serão 100% bateria e energia renovável”, declarou.
Os ônibus elétricos são fabricados no país e têm chassis da empresa chinesa BYD.
O modelo da BYD foi apresentado pelo então prefeito João Doria em 14 de julho de 2017. Depois de rodar em linhas da Ambiental, a unidade foi apresentada em empresas de ônibus de Guarulhos, foi testada para levar passageiros de avião no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
O sistema de transporte de São Paulo já conta com um ônibus da BYD com carroceria Caio Millennium IV transportando passageiros. O veículo, em testes, passou por empresas como Ambiental Transportes e VIP, na zona Leste, e a agora está na Tupi, da zona Sul.
Diário do Transporte