O projeto ‘Setembro Cidadão’ teve início na manhã desta quinta-feira (1º), com a inauguração da primeira ‘parada cidadã’, um ponto de ônibus situado no largo do Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, com um novo formato, sendo dotado de várias informações úteis aos usuários, inclusive um mapa da cidade, dos itinerários e telefones de órgãos públicos.
De acordo com o juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do projeto, o objetivo central da iniciativa é levar à população mais atividades que promovam conhecimentos de cidadania. “A educação cidadã pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Trata-se, também, de convivência social e tomada de consciência política”, explicou.
O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul. Este será o terceiro ano que o Estado celebra o Setembro Cidadão.
A advogada Lígia Limeira também é uma das idealizadoras do ‘Setembro Cidadão’ e informou que a parada de ônibus cidadã foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn). “Todas as normas técnicas foram observadas para oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos usuários”, destacou.
Foto: Elpídio Jr. (Tribuna do Norte)
Com informações: Tribuna do Norte