Pagamento da passagem de ônibus no Rio de Janeiro passa a ser feito apenas pelo aplicativo Jaé, cartão Jaé ou PIX; integrações tarifárias também mudam
Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro deixam de poder pagar a passagem em dinheiro a partir deste domingo (28). A mudança faz parte da implantação do sistema Jaé, que passa a concentrar os meios de pagamento eletrônicos utilizados no transporte coletivo da capital fluminense.
A mesma data também marca o encerramento da utilização do cartão avulso verde para obtenção dos benefícios de integração tarifária do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM). A partir de agora, esses benefícios estarão disponíveis apenas para usuários cadastrados no sistema Jaé.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, desde o anúncio da mudança, realizado em 12 de maio, mais de 200 mil passageiros aderiram ao sistema Jaé. No mesmo período, o pagamento por PIX passou a ser disponibilizado nos ônibus municipais e já contabiliza mais de 345 mil embarques.
Pagamento eletrônico passa a ser obrigatório
Com o fim da cobrança em dinheiro dentro dos ônibus municipais, os passageiros passam a contar com três formas de pagamento da tarifa:
- Aplicativo Jaé;
- Cartão Jaé;
- PIX diretamente nos validadores instalados nos veículos.
De acordo com a Prefeitura, o pagamento por PIX já está disponível em toda a frota de ônibus municipais e possui tempo médio de 27 segundos por transação.
No entanto, essa modalidade é destinada apenas ao pagamento de viagens unitárias. Quem optar pelo PIX não terá acesso aos benefícios de integração tarifária oferecidos pelos programas Bilhete Único Carioca e Bilhete Único Margaridas.
Maioria dos passageiros já utiliza meios eletrônicos
Dados apresentados pela administração municipal apontam que a maior parte dos usuários do transporte coletivo já utiliza formas eletrônicas para quitar a passagem.
Segundo o levantamento, 96% das viagens realizadas nos ônibus municipais são pagas por meios eletrônicos, enquanto apenas 4% ainda utilizavam dinheiro antes da entrada em vigor da nova regra.

Os números foram considerados pela Prefeitura durante o processo de implantação definitiva do novo sistema de pagamento.
Rede de atendimento foi ampliada
Para facilitar a adaptação dos passageiros, a Prefeitura informou que ampliou a rede de atendimento do sistema Jaé.
Atualmente, existem cerca de 1.600 pontos ativos distribuídos pela cidade. Entre eles estão bancas de jornal credenciadas, estabelecimentos comerciais, bilheterias e máquinas de autoatendimento instaladas em estações do VLT, do BRT e do metrô, no trecho entre Jardim Oceânico e Botafogo.
Do total de pontos disponíveis, mais de 500 correspondem a bancas de jornal cadastradas para emissão e fornecimento do cartão Jaé.
A estrutura foi disponibilizada para permitir que os usuários realizem cadastro, solicitem o cartão e efetuem recargas.
Mudanças nas integrações tarifárias
Outra alteração implementada neste domingo envolve os benefícios de integração tarifária.
As integrações do Bilhete Único Carioca e do Bilhete Único Margaridas passam a ser exclusivas para passageiros que utilizarem o aplicativo Jaé ou o cartão preto do sistema.
O cartão avulso verde continua válido para o pagamento de viagens unitárias e também poderá receber recargas. Entretanto, ele deixa de oferecer os descontos e as integrações tarifárias previstas pelos dois programas.
Orientação para quem ainda utiliza o cartão verde
A Prefeitura orienta os passageiros que ainda utilizam o cartão avulso verde a realizarem o cadastro no sistema Jaé para manter o acesso aos benefícios de integração tarifária.
O procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Jaé ou em um dos postos de atendimento disponíveis na cidade.
Após o cadastro, os usuários poderão utilizar o aplicativo ou o cartão Jaé para continuar tendo acesso às integrações previstas pelo Bilhete Único Carioca e pelo Bilhete Único Margaridas.
Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio / Iago Campos/Prefeitura do Rio
Siga o Portal UNIBUS nas redes sociais





