Jundiaí adota nova tecnologia para limpeza de ônibus municipais

Jundiaí adota nova tecnologia para limpeza de ônibus municipais

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, implementou uma nova tecnologia para aprimorar a higienização dos ônibus municipais. Com a chegada de equipamentos modernos de limpeza a vapor, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e em parceria com a concessionária do transporte coletivo, a remoção de chicletes, pichações e sujeiras incrustadas em tetos e bancos tornou-se mais eficiente, proporcionando um ambiente mais limpo e confortável para os passageiros.

Atualmente, a frota passa por lavagens diárias, incluindo a higienização de pisos, bancos e vidros. Além disso, a sustentabilidade é um dos focos do processo: toda a água utilizada na limpeza é reaproveitada após tratamento em uma estação própria, instalada no pátio de manutenção, que também conta com um sistema de captação de água da chuva.

Apesar dos avanços, o descarte inadequado de resíduos dentro dos veículos segue como um desafio. De acordo com Geraldo da Silva Almeida, supervisor de limpeza da concessionária, embalagens de alimentos, garrafas, bitucas de cigarro e até objetos como roupas e bolsas são frequentemente encontrados nos ônibus. Esses itens são encaminhados ao setor de Achados e Perdidos no Terminal Vila Arens. “Recebemos muitas reclamações sobre a sujeira, mas é essencial que todos colaborem para manter os ônibus limpos”, afirma.

O gerente de manutenção, Antônio Neto, destaca que a conscientização dos passageiros é fundamental. “Além da poeira acumulada em linhas que trafegam por estradas de terra, o descarte incorreto de lixo é um dos principais desafios para a manutenção da limpeza dos ônibus”, ressalta.

Para Bruno Palhari, diretor de Transportes Públicos, a modernização do sistema de higienização reforça o compromisso da Prefeitura em oferecer um serviço de qualidade. “Com essa nova tecnologia, garantimos mais eficiência na limpeza, proporcionando um transporte público mais agradável para a população”, afirma.

A administração municipal reforça que a manutenção da limpeza nos ônibus é uma responsabilidade coletiva. Pequenas atitudes, como o descarte correto de resíduos, contribuem para um transporte público mais eficiente, higiênico e sustentável para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.