Do PORTAL UNIBUS
Com informações da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
Atualizada em 22/08/2024, 07:59
A transição dos ônibus rodoviários Double Decker do modelo 8×2 para o 6×2, que começou a se intensificar após a pandemia, está ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro. Segundo Gustavo Cecchetto, novo gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, essa mudança é motivada não apenas pelo preço dos veículos, mas também pelo custo operacional a longo prazo.
O modelo 6×2, que possui um eixo a menos, oferece vantagens financeiras significativas. “Por ser um veículo mais leve, com um eixo a menos, ele paga menos pedágio e tem menores despesas com manutenção, pneus e consumo de combustível”, explica Cecchetto, em entrevista à Revista Technibus. “Esse conjunto de fatores tem influenciado diretamente na decisão dos operadores rodoviários de migrar do chassi 8×2 para o 6×2, especialmente para os que utilizam a carroceria Double Decker.”
No entanto, Cecchetto destaca que ainda há espaço para ambos os modelos no mercado. Enquanto os grandes operadores de linhas regulares estão migrando para o 6×2, as linhas de longa distância e de turismo continuam a preferir o 8×2. A Scania, por sua vez, está preparada para administrar essa transição graças ao seu sistema modular de produção, que permite flexibilidade na linha de montagem. “A base do modelo 6×2 é a mesma do 8×2, a diferença está na inclusão de um eixo e em alguns componentes, como sistemas de direção e freios”, detalha Cecchetto.
Volvo também acompanha a tendência
A Volvo, outra grande montadora no segmento de ônibus, também está atenta a essa mudança no mercado. Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses, observa que os grandes frotistas estão focados em rentabilizar suas operações e reconhecem os benefícios do modelo 8×2 Double Decker. No entanto, devido a alguns desafios operacionais, muitos têm optado por continuar com o 6×2.
Ainda assim, o modelo 8×2 mantém sua popularidade entre alguns operadores por suas características exclusivas. “O Double Decker 8×2 chama a atenção dos passageiros pela sua maior estabilidade e capacidade”, afirma Arabian, à Revista Technibus. Desde 2016, com a alteração no Código Brasileiro de Trânsito, o tamanho desse ônibus foi ampliado para comportar carrocerias de 15 metros, permitindo acomodar mais uma fileira de passageiros — dois no piso inferior e dois no superior. “Há um ganho na atratividade do veículo em termos de segurança e capacidade de passageiros, mas esses benefícios vêm acompanhados de custos maiores devido à complexidade da carroceria.”
Vantagens do modelo 6×2
Apesar das vantagens do 8×2, o modelo 6×2 tem se mostrado uma opção atrativa por diversos motivos. “O 6×2 realiza as mesmas operações com apenas quatro passageiros a menos e, dependendo da rota e da demanda, essa diferença não é significativa”, explica Arabian. Além de ser um veículo mais econômico em termos de manutenção e operação, ele também oferece maior liquidez no mercado de segunda mão, sendo facilmente adaptável para o turismo de fim de semana. “Com 14 metros de comprimento, o 6×2 é mais ágil em locais com curvas sinuosas, tornando-o um verdadeiro coringa para os operadores.”