Vendas de ônibus crescem em julho e sinalizam recuperação do setor

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)

As vendas de ônibus em julho alcançaram 2,5 mil unidades, representando um aumento de 43,3% em comparação com junho e um crescimento de 65,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na quarta-feira, 7. Apesar da queda acumulada de 11,4% nas vendas de ônibus ao longo do ano em relação a 2023, o desempenho positivo em julho sugere uma recuperação na demanda, de acordo com o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite.

“Em julho, o programa Caminho da Escola contribuiu significativamente, assim como outras vendas para prefeituras e para o setor de transporte urbano. Isso indica que a recuperação está em andamento, e esperamos um crescimento de 10% nas vendas e de 30% na produção de ônibus ao longo do ano”, afirmou Leite.

Em termos de produção, foram fabricados 2,2 mil chassis em julho, um aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2023, embora tenha havido uma queda de 16,8% em comparação com junho deste ano. No acumulado anual, a produção de ônibus registrou um crescimento de 47,4% em comparação com os mesmos meses de 2023, totalizando 16,9 mil unidades.

No entanto, o cenário das exportações de ônibus ainda apresenta desafios. Em julho, foram exportados 393 chassis, uma queda de 25,4% em relação a julho de 2023 e um recuo de 22,8% em comparação com junho deste ano. No acumulado do ano, as exportações somaram 2,5 mil unidades, representando uma retração de 8,7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.