ARTESP anuncia nova operação de 50 linhas intermunicipais após desistência de permissionárias

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) divulgou o resultado do chamamento público para a operação de 50 linhas intermunicipais, após a desistência das permissionárias Viação Adamantina, Expresso Adamantina e Rápido Linense. A decisão foi anunciada pelo diretor de Procedimentos e Logística da ARTESP e publicada no Diário Oficial.

De acordo com o comunicado, a empresa Guerino Seiscento assumirá a operação de cinco linhas anteriormente operadas pela Rápido Linense e outras 15 linhas da Expresso Adamantina. Já a Viação Piracicabana ficará responsável por 30 linhas que eram operadas pela Viação Adamantina. A ARTESP estabeleceu um prazo máximo de 72 horas para que as novas operadoras iniciem o atendimento.

O processo de chamamento público foi marcado por uma intensa disputa judicial. A empresa Guerino Seiscento contestou o procedimento, argumentando que o prazo de 48 horas para que novas empresas se apresentassem era insuficiente, uma vez que, em chamamentos emergenciais, o prazo usual é de cinco dias. Além disso, a empresa alegou que o chamamento favorecia a Viação Piracicabana, que pertence ao Grupo Comporte, controlado pela família de Constantino de Oliveira.

Inicialmente, a Guerino Seiscento conseguiu suspender o processo por meio de uma decisão judicial em primeira instância. No entanto, a ARTESP conseguiu reverter a decisão e prosseguir com o chamamento, que acabou distribuindo as linhas entre a Guerino Seiscento e a Viação Piracicabana.

As 50 linhas em questão atendem diariamente cerca de 34 mil pessoas em 120 cidades do interior paulista, incluindo Adamantina, Ilha Solteira, Dracena, Araçatuba, Bauru, Jaú, Pirajuí, Andradina, Tupã, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.