Curitiba inicia operação comercial de ônibus elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A cidade de Curitiba começou a operar seus primeiros seis ônibus elétricos ontem, 15. Os veículos, modelo D9W produzidos pela BYD, estão em circulação nas linhas 010-Interbairros I (sentido horário) e 011-Interbairros I (sentido anti-horário), com três ônibus em cada direção.

As linhas 010 e 011 juntas transportam cerca de 2.500 passageiros por dia e percorrem 14 bairros da capital paranaense, conforme dados da prefeitura. A linha Interbairros I (sentido horário) tem um percurso de 18 km, enquanto a Interbairros I (sentido anti-horário) abrange 19,5 km.

Com a entrada dos novos ônibus, 100% dos veículos que trafegam nessas rotas agora são elétricos. A meta da cidade é alcançar 33% da frota com zero emissões até 2030 e eliminar completamente os ônibus a combustão até 2050.

Os novos ônibus elétricos possuem 13,2 metros de comprimento e capacidade para até 90 passageiros. Estes veículos são os primeiros com ar-condicionado em Curitiba e possuem piso baixo, sem degraus na entrada. As baterias de ferro-lítio-fosfato proporcionam uma autonomia de 250 km e o carregamento varia entre duas e quatro horas.

Para operar os novos ônibus elétricos, 49 motoristas foram treinados. A prefeitura também instalou quatro estruturas de recarga nas garagens, permitindo duas recargas diárias: uma noturna e outra no meio do dia, com duração máxima de duas horas entre os horários de pico.

Além dos seis ônibus da BYD, Curitiba também adquiriu um veículo elétrico da Volvo, que começará a circular na linha 863-Água Verde em agosto deste ano, tornando 50% da frota desta linha elétrica.

Curitiba também deve receber recursos do Novo PAC. Em maio deste ano, o Governo Federal destinou R$ 380 milhões para a compra de 54 ônibus elétricos, que serão adquiridos este ano, mas só começarão a operar em 2025, servindo as linhas Inter 2 e Interbairros II.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.