Vendas de veículos comerciais pesados na Colômbia sofrem nova queda em abril

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo Buses Colômbia / ColômbiaBus)

No último mês de abril, as vendas de veículos comerciais pesados na Colômbia continuaram a tendência de queda, apresentando um declínio significativo de 36,5%. De acordo com os dados, foram comercializados um total de 3.378 veículos, entre caminhões e ônibus, em comparação com as 5.322 unidades vendidas no mesmo período do ano anterior.

No segmento de caminhões, a redução foi de 34,4%, totalizando 2.890 unidades vendidas no período, em comparação com as 4.405 unidades vendidas nos primeiros quatro meses de 2023. Já no setor de transporte de passageiros, a retração foi ainda mais acentuada, atingindo 46,8%, com a venda de apenas 488 unidades, quase a metade das 917 unidades vendidas de janeiro a abril do ano anterior.

Observando os diferentes segmentos de caminhões, todos apresentaram queda nas vendas. O segmento com a menor retração foi o de caminhões com peso bruto total (PBT) de até 10,5 toneladas, registrando uma diminuição de 11,6%, com 1.605 veículos vendidos em abril, em comparação com os 1.816 veículos vendidos no mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, o segmento de cavalos mecânicos foi o mais afetado, sofrendo uma queda de 54,6%, com apenas 592 unidades vendidas em abril deste ano, em comparação com as 1.294 unidades vendidas no mesmo período do ano anterior. O segmento de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas também teve uma queda significativa de 46,5%, com a venda de 695 unidades, em comparação com as 1.295 unidades vendidas em abril do ano anterior.

No que diz respeito aos veículos para transporte de passageiros, apenas o segmento de busetas registrou crescimento, com um aumento de 32,7% nas vendas, totalizando 134 unidades vendidas em abril deste ano, em comparação com as 101 unidades vendidas no mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, tanto o segmento de micro-ônibus quanto o de ônibus apresentaram quedas expressivas, com retrações de 46,7% e 65,7%, respectivamente. O segmento de micro-ônibus registrou a venda de 208 veículos em abril deste ano, em comparação com os 390 vendidos no mesmo período do ano anterior, enquanto o segmento de ônibus teve apenas 146 unidades vendidas, ante as 426 unidades vendidas no ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo