Vera Cruz deixará de operar 11 linhas de ônibus no Grande Recife a partir de amanhã

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)

A empresa Vera Cruz não conseguirá cumprir as exigências de renovação da frota de ônibus estabelecidas em um acordo com o governo de Pernambuco e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por esse motivo, a partir de amanhã, 1º de maio, deixará de operar 11 linhas no transporte do Grande Recife. Essas linhas serão transferidas para outras empresas, também permissionárias, por um período inicial de 90 dias.

Essa é a essência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a empresa, o Estado e o MPPE nesta terça-feira (30/4). A decisão, mediada pelo promotor de Transportes, Leonardo Caribé, foi tomada devido à impossibilidade da Vera Cruz de cumprir o cronograma de renovação da frota.

Apesar de ter colocado nove ônibus seminovos em operação em abril e de ter adquirido outros 26 veículos, a empresa não conseguirá recebê-los dentro do prazo estipulado. Em março, a Vera Cruz solicitou a redução de parte de sua operação devido a dificuldades financeiras. As linhas, a maioria operada pela empresa há anos, serão redistribuídas entre as empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu. Juntas, essas empresas disponibilizarão uma frota de 40 ônibus para atender à demanda das linhas.

As linhas que atendem ao Ibura e à Imbiribeira ficarão a cargo da Metropolitana e da Borborema, enquanto as que atendem ao Cabo de Santo Agostinho e à cidade de Ipojuca serão operadas pela São Judas Tadeu.

Segundo informações do setor, a Vera Cruz vinha operando com cerca de 40 ônibus a menos do que o previsto. A empresa deveria operar com 179 veículos diariamente, mas estava colocando em circulação apenas 139. Além disso, dos nove ônibus adquiridos em abril, alguns apresentaram falhas no primeiro dia de operação.

A mudança na operação pode beneficiar os passageiros da Vera Cruz, que frequentemente enfrentam longos intervalos entre os ônibus. “Os termos do TAC, elaborados em acordo entre as partes, preveem a operação das linhas por outras empresas por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. Isso dará à Vera Cruz tempo para receber os novos ônibus e colocá-los em operação, evitando prejuízos aos passageiros”, explicou o promotor Leonardo Caribé.

As linhas que serão operadas pela Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu são as seguintes:

  • 110 – IBURA/TI PRAZERES (Metropolitana)
  • 115 – TI AFOGADOS/TI AEROPORTO (Metropolitana)
  • 118 – PRAZERES/BOA VIAGEM (Borborema)
  • 120 – ALTO DOIS CARNEIROS/SHOPPING (Borborema)
  • 135 – UR-10 (Metropolitana)
  • 136 – UR-05 (Metropolitana)
  • 142 – ALTO DOIS CARNEIROS/TI TANCREDO NEVES (Metropolitana)
  • 178 – PORTO DE SUAPE/TI CABO (São Judas Tadeu)
  • 196 – TI CABO/PORTO DE GALINHAS/NOSSA SENHORA DO Ó (São Judas Tadeu)
  • 198 – IPOJUCA/TI CABO (São Judas Tadeu)
  • 199 – CAMELA/TI CABO (São Judas Tadeu)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo