Porto Alegre recebe os quatro primeiros ônibus elétricos em sua frota

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Pedro Piegas (Prefeitura de Porto Alegre)

Ontem, 23, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu os quatro primeiros ônibus elétricos que em breve integrarão a frota da cidade. A entrega foi realizada pelas fabricantes Caio/Eletra. Até junho, a capital gaúcha terá 12 veículos elétricos circulando nas linhas alimentadoras 178.1 Praia de Belas Elétrica e Linha Integradora.

Os outros oito ônibus estão previstos para chegar nas próximas semanas e foram adquiridos pelas operadoras de ônibus junto à Marcopolo. A inclusão desses veículos na frota permitirá uma significativa redução da emissão de gases poluentes, estimada em mil toneladas ao ano.

“Tornar o sistema de transporte público mais sustentável é uma preocupação global e estamos vendo um avanço se concretizar em nossa capital. É desafiador para as cidades oferecer uma mobilidade humana que polua menos e entregue conforto ao passageiro, ao mesmo passo que mantenha um valor de tarifa que caiba no seu bolso’’, destacou o Prefeito Sebastião Melo.

Durante a entrega, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, conheceu o ônibus adquirido pela empresa Sudeste. Este veículo tem 12,1 metros de comprimento, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 36 passageiros sentados, além de 34 em pé.

Agora, os motoristas que operarão os novos ônibus passarão por treinamento e serão realizados testes sem passageiros nas duas rotas. As linhas começarão seus trajetos no Terminal Azenha, passando pelo Terminal Borges de Medeiros, localizado próximo ao Trensurb, e retornando ao Terminal Azenha. Além disso, as garagens da Nortan, Sudeste e VTC, que receberão a infraestrutura de recarga, estão passando pela instalação das estruturas necessárias para carregar os veículos elétricos.

“Estamos entrando em uma fase muito importante desse projeto com a chegada dos primeiros ônibus da frota. As linhas escolhidas atenderão uma região mais central, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e integrar todos os eixos do transporte”, explicou Castro Júnior.

De acordo com a diretora executiva da Eletra, Iêda Oliveira, Porto Alegre é uma cidade com excelentes condições para a implementação de um sistema de transporte público com ônibus elétricos. “Os veículos foram projetados para durar pelo menos 15 anos. Com base em nossa experiência de mercado, sabemos que o desempenho de um ônibus elétrico em Porto Alegre, comparado, por exemplo, com a periferia de São Paulo, é melhor. Este projeto da prefeitura nos permitirá fazer os ajustes necessários para melhorar a operação”, comentou a empresária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.