Do PORTAL UNIBUS
Foto: Tânia Rêgo (Agência Brasil)
A recente renovação da frota do sistema BRT trouxe uma série de benefícios para os moradores do Rio de Janeiro. Além do aumento do conforto e segurança, os ônibus articulados amarelos representam uma melhoria significativa na qualidade de vida dos passageiros que utilizam diariamente esse serviço. Com viagens mais rápidas e eficientes, os cidadãos agora têm mais tempo para dedicar à família e ao lazer.
Antes da municipalidade reassumir a gestão do Sistema BRT em março de 2021, apenas 120 ônibus estavam em circulação nos três corredores então operacionais. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior, com 515 novos veículos articulados em funcionamento. No total, foram adquiridos 713 ônibus para o sistema, todos equipados com tecnologia Euro 6, visando a redução da emissão de poluentes.
A ampliação da frota possibilitou um aumento significativo nas opções de conexões entre as zonas Norte, Oeste e o Centro da cidade. Com mais veículos em operação, os passageiros agora enfrentam menos tempo de espera nas estações. Na Transoeste, por exemplo, os intervalos nos horários de pico foram reduzidos em até 72%. Já na Transcarioca, a diminuição foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.
O início das operações da Transbrasil e a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram ainda mais as possibilidades de conexão viária para os passageiros cariocas. O Terminal Gentileza, considerado o maior terminal integrador de transportes públicos do Rio, tem a expectativa de atender cerca de 150 mil pessoas por dia.
O corredor Transbrasil, com 17 estações e dois terminais (Gentileza e Deodoro) em seus 26 quilômetros de extensão, prevê transportar até 250 mil pessoas diariamente até 2030. Com a expansão dos horários de operação, iniciada na segunda-feira passada (8/4), os intervalos de viagem da linha 60 (Terminal Deodoro x Terminal Gentileza) foram reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. As linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) agora operam com intervalos de seis minutos durante os períodos de maior movimento, estimando-se uma redução de 50% no tempo de deslocamento para os passageiros.