Internacional: Primeiros ônibus 100% elétricos BYD chegam à capital da Finlândia

Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A BYD, fornecedora líder mundial de ônibus elétricos, entregou mais 76 ônibus 100% elétricos para a maior operadora de transporte público da região nórdica, a Nobina. Os ônibus irão operar na capital finlandesa, Helsinque. Este é o maior pedido de ônibus elétricos da Finlândia, de 119 unidades, feito pela operadora Nobina, e representa a segunda entrega da BYD para a Finlândia. A primeira ocorreu em junho com a entrega de 43 unidades para a cidade de Turku, no sudoeste finlandês.

A nova frota da Nobina apresenta o novo ônibus 100% elétrico urbano de 15 metros da BYD, que estreou no serviço europeu em Turku. A operadora também está recebendo uma ampla gama de modelos, incluindo 23 unidades do modelo mais vendido da BYD, o ônibus de 12 metros, oito unidades do modelo de 13 metros, que foi recentemente atualizado, e 44 ônibus articulados de alta capacidade com 18 metros.

A Nobina e a Autoridade de Transporte Regional de Helsinque (HSL) sediam um evento para apresentar a linha de ônibus 100% elétricos às ruas de Helsinque hoje (terça-feira, 10 de agosto). Realizado na sede da Nobina Finlândia, os convidados tiveram a oportunidade de participar de um passeio pela área local a bordo da nova frota de ônibus. Mårten Winqvist, Diretor de Tráfego da Nobina, e o Diretor do Departamento de Transporte Público da HSL, Tero Anttila, discursaram no evento.

Representando mais da metade dos ônibus entregues em Helsinque, o ônibus 100% elétrico articulado de 18 metros possui um interior espaçoso e é capaz de transportar 112 passageiros, além de carregar até 300 kW por meio de um pantógrafo montado no teto, proporcionando um processo de recarga conveniente e eficiente. Em linha com as unidades entregues em Turku, o ônibus 100% elétrico de 15 metros de Helsinque oferece uma capacidade de 47 + 3 assentos e uma capacidade total de 90 passageiros. As baterias de fosfato de ferro-lítio de última geração da BYD instaladas no ônibus de 15 metros podem fornecer uma autonomia de 400 km com uma única recarga sob condições ideais.

Todos os novos ônibus 100% elétricos de 12 metros da Nobina apresentam um layout de assentos feito sob medida, capaz de transportar 72 passageiros. Produzidos na fábrica europeia da BYD na Hungria, as 23 novas unidades do popular ônibus reforçam sua posição como o modelo mais vendido da marca na Europa.

Cada ônibus é equipado com uma cabine de motorista totalmente cercada e a tecnologia do Sistema de Gerenciamento Térmico da Bateria da BYD para maximizar a vida útil da bateria e otimizar a autonomia de condução nas condições frias frequentemente experimentadas na Finlândia. Da mesma forma, para garantir que a temperatura ambiente a bordo do ônibus seja sempre confortável, o pré-aquecimento do clima é instalado para uso nas primeiras partidas da manhã.

O pedido de 119 ônibus 100% elétricos BYD para Nobina reforça ainda mais a posição da BYD como o principal fornecedor de ônibus elétricos da região nórdica, com quase 600 veículos entregues e encomendados com operadoras de transporte público em mais de 20 cidades por toda a Escandinávia. Coletivamente, os veículos BYD na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia percorreram mais de 25 milhões de quilômetros, resultando em uma redução de 27.000 toneladas nas emissões de CO2.

Com sua sede escandinava na Suécia, a presença da BYD no mercado nórdico começou em 2015 com o lançamento de seus ônibus 100% elétricos na região. Isso foi seguido em 2018 pela introdução dos primeiros ônibus articulados totalmente elétricos da BYD em Oslo, Noruega. Os ônibus elétricos BYD são agora uma visão comum em toda a região, com a popularidade da marca demonstrada por meio de feedback positivo de várias operadoras de transporte público.

Petri Auno, Diretor Executivo da Nobina Finlândia, disse que a partir de meados de agosto a Nobina será a maior operadora de ônibus elétricos da Finlândia, com mais de 110 ônibus totalmente elétricos BYD operando nas regiões de Turku e Helsinque.

“Estou feliz e orgulhoso por esta conquista”, disse Petri. “Tivemos um prazo extremamente curto para entregar os ônibus e construir a infraestrutura para o início das operações. Com 100% de comprometimento de todas as partes, conseguimos atingir essa meta tão desafiadora.”

“Embora este seja um grande passo para Nobina, para nossos passageiros e para os operadores na Finlândia, este é apenas o começo. No próximo ano, nossa ambição é dobrar o número de ônibus elétricos operados pela Nobina na Finlândia. Quero agradecer à BYD por seu serviço excelente e eficiente e espero que possamos continuar trabalhando juntos no futuro”.

O Diretor Executivo da BYD Europa, Isbrand Ho, disse: “A Nobina tem sido historicamente rápida em abraçar a tecnologia de ônibus elétricos e nossa cooperação bem-sucedida com a operadora está nos permitindo alcançar novas cidades e países. A entrega bem-sucedida desse pedido importante foi alcançada por meio de um processo de produção extremamente eficiente com uma abordagem integrada em toda a cadeia de suprimentos da BYD. Temos orgulho das parcerias que mantemos com empresas locais, para garantir o fornecimento eficiente e ágil de produtos aos nossos clientes”.

“Apesar dos desafios significativos causados ​​pela pandemia de COVID-19”, acrescentou ele, “a BYD conseguiu concluir a entrega dos ônibus no prazo. Esperamos continuar nosso relacionamento com a Nobina quando seus novos veículos entrarem em operação em Helsinque”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo