Renovação de frota é a frase da vez na empresa Conceição, operadora de linhas em Natal, que desde o início do ano tem uma nova – e ao mesmo tempo antiga – gestão administrativa. Após a maior parte das ações da empresa ter sido comprada, em 2012, por um grupo de empresários de Pernambuco, o negócio foi desfeito no final de 2018, e agora os antigos proprietários da empresa estão tocando a viação.
Enquanto esteve em sociedade com os pernambucanos, a frota da empresa Conceição recebeu diversos ônibus vindos de Pernambuco, especialmente veículos fabricados nos anos de 2005 e 2006, que na ocasião renovou sua frota de veículos ainda mais antigos – em 2012, momento da sociedade firmada, a Conceição ainda tinha na frota veículos do tipo Urbanus e Alpha, fabricados em 1995 e 1996, respectivamente.
Desde o início do ano, após ter voltado a “andar com as próprias pernas”, a Conceição buscou realizar ações para reduzir custos e viabilizar suas operações, como a reforma de veículos articulados, os adaptando para ônibus convencionais; reativação das operações com microônibus; unificação de linha;s e prioridade para a retirada dos veículos que mais consomem combustível da frota.
Agora, chegou a vez de renovar a frota, que é a mais antiga de Natal. Na última semana, entraram em operação veículos do ano de 2011, do modelo Svelto. Eles contam com chassi Mercedes-Benz OF 1722, e pertenceram a empresa Globo, de Pernambuco. A inclusão deles na frota permitiu que veículos mais antigos deixassem as operações da Conceição.
Seis ônibus do modelo foram incluídos na frota da empresa, sendo três deles do tipo alongados, e dois têm tamanho padrão. A configuração é de três portas, com o elevador para deficientes na porta do meio. Eles estão operando a linha 63 (Felipe Camarão/Campus), um dos principais trajetos da empresa.
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Reprodução/WhatsApp |
A renovação não para por ai. Pelo menos dois veículos que fizeram parte da empresa Vitória, operadora de linhas na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, também farão parte da Conceição.
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Eles têm chassi Mercedes-Benz OF 1722, e, assim como os Sveltos, foram fabricados em 2011.
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Já a configuração dos Torinos é de apenas duas portas, com o elevador para deficientes físicos acoplado a porta traseira, de desembarque. Com a inclusão deles, a empresa passa a ser a terceira de Natal com ônibus adaptados que têm o elevador junto a porta traseira – até então, apenas a Via Sul e a Cidade do Natal têm veículos assim, enquanto as demais utilizam o elevador no meio do veículo, por considerar que é menos danoso ao equipamento. Todos os veículos com a configuração de elevador na parte traseira do ônibus presente na frota da capital são de ônibus comprados já usados.
Na grande Natal, as empresas Cidade das Dunas, Via Sul e Parnamirim Field também têm na frota veículos com o elevador junto a porta traseira.