Está em fase de testes o sistema “ônibus inteligente”, que realizará o monitoramento da frota de veículos do transporte coletivo urbano de Mossoró. O sistema permite o acompanhamento dos veículos em tempo real, gerando informações sobre localização, pontualidade, velocidade e possíveis desvios de rota.
Para acessar o sistema, o usuário vai precisar apenas baixar o aplicativo Cittamobi em seu celular. Dessa forma, ele vai poder acompanhar todas as linhas que contemplam o ponto de embarque e desembarque em que ele se encontra e o horário em que o ônibus vai passar. “O sistema vai permitir que o usuário do transporte público possa administrar o seu tempo”, destaca Ramon Nascimento, consultor de transporte da Cidade do Sol.
O diretor de operações da Cidade do Sol, Mauro Biccas, observou que o aplicativo é de fácil manuseio e vai permitir também uma interação entre os usuários e a empresa. “Através do aplicativo, o usuário vai poder fazer elogios, reclamações e dar sugestões”, explicou.
O Cittamobi entrou em fase de testes no dia 29 de maio e vai estar à disposição dos usuários nos próximos dias. O sistema já é usado em várias cidades brasileiras, incluindo Natal.
No início do ano, a empresa de ônibus Cidade do Sol, que opera em Mossoró, realizou mudanças em seu itinerário, que, segundo pesquisas internas, foram aprovadas por 65% dos usuários. As ruas contempladas com novas rotas e paradas de embarque e desembarque ficam em locais estratégicos, de grande concentração popular nas ruas Coronel Gurgel, Augusto Severo, Santos Dumont, Juvenal Lamartine, Alberto Maranhão, Dix-sept Rosado e Mário Negócio.
Segundo a pesquisa, as mudanças implantadas possibilitam a circulação na área do comércio e beneficiam diretamente trabalhadores do setor e comerciantes. Com exceção da linha Universidades, todas as outras sete linhas agora trafegam pelas principais ruas do Centro. Ao longo dos bairros, as rotas não tiveram mudanças.
Fonte: Jornal de Fato