Mudanças no trânsito da BR 101 geram reclamações

Adriano Abreu/Tribuna do Norte
O primeiro dia de operacionalização das mudanças no trânsito nas vias de acesso a Nova Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, gerou lentidão no trânsito e muitas dúvidas nos motoristas que tentavam chegar, sair do bairro ou simplesmente fazer um retorno para pegar a faixa contrária da BR-101 Sul. Ao longo de toda manhã de domingo, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientavam motoristas e pedestres, tentado minimizar os impactos causados pelas modificações no tráfego. A falta de sinalização vertical, horizontal e até mesmo o reduzido número de agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito de Parnamirim (Setra) eram os principais alvos da reclamação dos condutores de carros, motocicletas e ônibus.

As maiores mudanças são no retorno da BR-101 Sul nas proximidades da Avenida Maria Dolores Costa, que se liga à Avenida Maria Lacerda será modificado. O acesso ao retorno para Natal, em frente à loja Leroy Merlin será feito pela marginal a partir da Avenida Dão Silveira, que margeia a BR-101 Sul. 
Anteriormente, o acesso era feito na própria via principal. Desde domingo pela manhã, os motoristas que chegam pela BR-101 devem acessar a Avenida Dão Silveira pela saída de acesso ao Conjunto Cidade Satélite, feita pela marginal da via. Conforme explicações da Polícia Rodoviária Federal, a medida foi tomada para amenizar os congestionamentos provocados pelos motoristas que buscam acesso a Nova Parnamirim através da BR-101, no sentido Natal-Parnamirim.
Os agentes da PRF reiteraram que é preciso maior cautela por parte dos motoristas nesta fase de adaptação e, ainda, que fiquem atentos ao acesso à Avenida Dão Silveira porque, caso percam a entrada, o retorno só poderá ser feito no Viaduto de Parnamirim, que dá acesso ao antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo. Ainda dentro das modificações iniciadas ontem, também para amenizar os gargalos no trânsito, a Prefeitura de Parnamirim fez mudanças no sentido do fluxo em três avenidas: Maria Lacerda Montenegro e seu prolongamento, Av. Maria Dolores Costa, que voltou a ser mão dupla; a Av. Antônio Lopes Filho, ao lado da loja Leroy Merlin, com tráfego invertido e funcionando no sentido Centro (de Parnamirim) – BR-101; a Rua Arnaldo Barbalho Simonete, que liga a Av. Maria Lacerda à Avenida Abel Cabral também com o sentido invertido para dar vazão ao tráfego de uma das “mãos” da Avenida Maria Lacerda Montenegro.
Novo retorno
Nessa região, foram instalados semáforos em três cruzamentos. Um deles é na avenida Antônio Lopes Chaves com a Avenida Maria Dolores. Por enquanto, os sinais de trânsito estão desligados, mas a maioria das vias já recebeu camadas novas de asfalto.
Obras nas marginais ficarão prontas em 2018
Até meados de 2018, a BR-101 Sul que corta Natal e Parnamirim deverá se tornar uma via expressa, sem semáforos. Neste intervalo da via circulam, em horários de pico, aproximadamente 95 mil veículos por dia. O projeto de exclusão dos equipamentos faz parte da adequação de capacidade de tráfego – iniciada no Viaduto de Ponta Negra, na zona Sul da capital, até a divisa com a Paraíba -, que inclui também a construção de um túnel de macrodrenagem com quase 1,5 quilômetro de extensão. As obras custarão aproximadamente R$ 200 milhões, financiados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja fiscalização é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Dos R$ 114,2 milhões inicialmente cotados, o conjunto de obras foi reajustado para R$ 158,9 milhões em setembro do ano passado e deverá sofrer pelo menos
 mais dois ágios, a cada mês de setembro, conforme disposto em contrato. O mais recente reajustamento – de setembro do ano passado – foi de R$ 14,7 milhões. O contrato contempla a construção de seis viadutos, cinco passarelas e duas passagens inferiores, incluindo uma para acesso à Avenida Maria Lacerda Montenegro, entre Natal e Parnamirim.

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