MAN lança micro-ônibus VW com piso baixo

Sob o apelo da acessibilidade, a MAN Latin America, que detém a marca de ônibus Volkswagen, lança para o mercado sua mais recente inovação no segmento de micro-ônibus, com o chassi VW 9.160 OD com piso baixo, o primeiro da categoria nesta configuração e equipado com suspensão pneumática. A estreia foi feita pela montadora durante a 10ª Fetransrio, feira do transporte, realizada de 5 a 7 de novembro no Rio de Janeiro, onde mostrou suas novidades para o mundo dos ônibus.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing, e pós-vendas da MAN Latin America, conta que o desenvolvimento do produto com piso baixo foi inspirado no programa do governo Caminho da Escola, que subsidia veículos com condições diferenciadas para que municípios de áreas rurais possam oferecer o transporte escolar do ensino fundamental em locais mais afastados. “A tendência é de que este modelo de incentivo migre naturalmente para aplicações urbanas, também no transporte escolar, além de linhas alimentadoras e distribuidoras. Nossa flexibilidade permite atender a demanda de acordo com a necessidade com foco no mote ‘menos você não quer, mais você não precisa’”, afirma.
A MAN, por meio de sua marca Volkswagen, também apresenta outras novidades para o mercado, como Volksbus 9.160 OD, chassi de 9 toneladas agora com opção de entre-eixo de 4,5 metros, o que permite capacidade para carroceria de até 32 passageiros, o Volksbus 15.190 OD, o primeiro ônibus de 15 toneladas com entre-eixo de 4,3 metros, dimensão ideal para aplicação denominada “micrão”, com carroceria de até 9,6 metros, além de opção com transmissão automatizada V-Tronic. Também fazem parte da gama o novo VW 17.230 OD com suspensão pneumática integral, o Volksbus 18.280 Low Entry com transmissão automática Voith Diwa 5.
“Colocando todas as nossas novidades para os clientes, temos fechado importantes lotes de vendas em todo o País, como entregas já realizadas em Salvador e Brasília, além de nossa liderança no Caminho da Escola”, disse Alouche.
O executivo explica que com os lançamentos, a empresa reforça sua meta agressiva de crescer no mercado nacional com meta de aumentar em 1 ponto porcentual sua participação em todos os segmentos em que atua no ano que vem. Atualmente, a MAN/Volkswagen mantém a liderança do mercado de fretamento, com 60% de share, 30% no urbano, incluindo o Caminho da Escola, de 18% a 22% no mercado de mirco-ônibus e 7% no rodoviário, onde a empresa enxerga seu maior potencial de crescimento, justamente pela menor participação. Apesar disso, acredita que o maior crescimento do setor de chassi virá do segmento urbano, também impulsionado, entre outros fatores, pela nova licitação do Caminho da Escola, que em sua 6ª fase, solicitou 6 mil unidades, dos quais 2,5 mil serão Volkbus a serem entregues ao longo de 2015.
“Acredito que já neste lote teremos um volume grande do modelo de piso baixo, porque o programa vai começar a cobrir a área urbana também. Já no rodoviário, com a nova regulamentação de concessões aprovada pela ANTT, o segmento deve ter um acréscimo de 15 mil unidades nos próximos três anos”, revelou.
Fonte e foto: Automotive Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo