Um ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns capotou, na manhã deste domingo (18), no km 303 da BR-020, próximo ao município de Canindé. Segundo a polícia local, o veículo fazia o trajeto de Boa Viagem para Fortaleza, quando uma moto freou na sua frente, e, ao tentar desviar, o motorista perdeu o controle do volante. De acordo com a secretária de Saúde de Canindé, Aline Macedo, pelo menos 22 pessoas teriam morrido no acidente.
O ônibus em questão utilizava o prefixo 090. Era montado no modelo Paradiso G7 1200, da Marcopolo, sob o chassi O-500 R, da Mercedes-Benz, com fabricação em 2010.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que todas as vítimas lesionadas foram socorridas. Segundo a PRF, a maioria das pessoas feridas sofreu lesões graves. O teste do bafômetro feito com o motorista deu negativo, conforme a PRF.
A viação Princesa dos Inhamuns informou que o ônibus comporta 46 passageiros, mas 39 lugares estavam ocupados, além de um funcionário e do motorista. Ao todo, 41 pessoas estavam no veículo, que saiu às 7h da manhã deste domingo de Boa Viagem.
Condutor perdeu o controle do coletivo: O motorista do ônibus, que sofreu lesões leves, informou à PRF que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do veículo, que veio a sair de pista e tombar.
Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), uma aeronave no local deu suporte ao resgate. Dependendo da gravidade, as vítimas foram encaminhadas para o hospital do município ou para o Instituto Dr. José frota (IJF).
SSPDS confirma 18 mortos: A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, na noite deste domingo (18), que, pelo menos, 18 pessoas morreram no acidente com o ônibus da Viação Princesa dos Inhamus, no Km 303 da BR-020, por volta das 8h30 deste domingo. Durante o dia, 11 feridos foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.
De acordo com a SSPDS, foram contabilizados, até o momento, 10 corpos no Instituto Médico Legal (IML) do município de Canindé e 8 no IML de Fortaleza.
Ao longo do dia, informações desencontradas indicavam uma variação no número de mortos. Anteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé informou que o número de óbitos chegava a 22. Já o IML de Canindé apontava 18 como número oficial e a coordenadoria do Samu indicava que 26 pessoas teriam morrido. “Até o momento, 19 corpos passaram pelo IML. Ou seja, oficialmente temos 19 óbitos. O número pode aumentar caso as vítimas encaminhadas aos hospitais venham a falecer”, afirma o Perito Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Maximiniano Chaves.
Repercussão internacional: O acidente com o ônibus repercutiu na imprensa internacional. Jornais do Canadá, da Nova Zelândia, da Colômbia, do Chile, da Venezuela e dos Estados Unidos noticiaram a tragédia.
No Canadá, a rede de televisão CP24 informou que o motorista do ônibus buscava desviar de uma motocicleta no momento do acidente. Já a neozelandesa TVNZ informou que pelo menos 21 pessoas foram vítimas do acidente e pelo menos 20 estavam com ferimentos graves.
O jornal El Colombiano, da Colômbia, completou que o motorista do ônibus foi submetido a um teste de bafômetro e o resultado foi negativo.
Com informações: Diário do Nordeste