Os pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) agora contam com mais um equipamento para auxiliar na continuidade dos tratamentos: um micro-ônibus especial, entregue na manhã desta quinta-feira (08) pela Governadora Rosalba Ciarlini. A solenidade foi acompanhada pela Diretora Geral do CRI/CRA, Marilene Soares, pelo Secretário Estadual Adjunto de Saúde Pública, Marcelo Bessa e por pacientes da unidade.
O veículo será utilizado no transporte dos pacientes que residem em Natal, mas enfrentam dificuldades para chegar até a sede do CRI/CRA, na Avenida Alexandrino de Alencar, bairro Tirol, por meio do transporte público. “Vai ser muito mais fácil agora com esse ônibus. Sem ele eu precisaria pegar duas linhas e até trazer minha filha de quatro anos no colo para chegar aqui”, relata a dona de casa Maria Aparecida Romão, mãe de uma das pacientes atendidas no local.
O ônibus tem capacidade para 18 passageiros, sendo seis cadeirantes, e espaço para cão-guia. É climatizado e automático, com poltronas reclináveis, som, lâmpadas de LED e plataforma elevatória para embarque e desembarque de passageiros. Possui seguro total, inclusive para os pacientes, e para conduzi-lo a Sesap irá disponibilizar um motorista capacitado em urgências e emergências. A compra foi uma parceria entre o Governo do Estado e Ministério da saúde, com investimento de R$ 238 mil.
Além da entrega do veículo, a Governadora assinou a lei que retira a cobrança de taxas adicionais em matrículas escolares de alunos com necessidades especiais. “Queremos com essas ações facilitar o acesso ao tratamento e à escola, e assim promover a verdadeira inclusão social das nossas crianças”, disse Rosalba.
O CRI/CRA é referência em reabilitação no Rio Grande do Norte, sendo o único órgão estadual a oferecer esse serviço público à população. Em maio de 2013, o local foi habilitado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III), possuindo competência para atender pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual, bem como as que possuem múltiplas deficiências, além de pessoas ostomizadas.
A Unidade realizou em 2013 um total de 25.219 atendimentos, sendo 3.354 por profissionais médicos e 21.865 por profissionais não médicos, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Fonte e foto: Governo do RN