A capital baiana se tornou a segunda cidade brasileira a testar o modal do ônibus elétrico. Com uma viagem de ida e volta entre a Praça Tomé de Souza, Praça Municipal, e o Campo Grande, o teste foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Seteps) e a empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), fabricante desse tipo de veículo.
A viagem contou com a participação da imprensa, dos secretários municipais de Cidade Sustentável (Secis), Ivanilson Gomes, de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, além de representantes da BYD e do Seteps. O ônibus testado vai circular de 3 a 21 de deste mês, pela empresa Rio Vemelho, no trajeto entre o Aeroporto e a Estação da Lapa. Os passageiros vão pagar a tarifa convencional de R$ 2,80.
Silencioso, o veículo possui uma autonomia de 250 km com um período de carregamento de quatro horas, capacidade para 76 passageiros e está adaptado às normas de acessibilidade, possuindo rampa de acesso e área específica para cadeirante.
Segundo o secretário Ivanilson Gomes, o período de teste visa sensibilizar as empresas de ônibus sobre as vantagens do modelo de transporte alternativo. “Os ônibus elétricos têm várias aspectos interessantes, além de não consumir diesel nem poluir. Seu desempenho é semelhante aos modelos tradicionais, até com alguns ganhos. Pelo que já foi testado, seus freios respondem mais rápido e eles sobem ladeiras como mais facilidade, o que muito importante para uma cidade como Salvador”.
Mas o alto custo das baterias que alimentam o sistema é o entrave para a adoção dos veículos. Estima-se que um ônibus convencional custe hoje de R$ 350 mil a R$ 500 mil, enquanto o modelo elétrico fique em torno de R$ 800 mil.
No Brasil, até agora só São Paulo e Salvador testaram o modelo do ônibus que já foi adotado em cidades como Los Angeles e Nova York.
Fonte e foto: R7