VLT: Licitação ainda não atende Parnamirim

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) abriu concorrência pública para a contratação de empresa, a fim de elaboração do projeto de recuperação e modernização da linha ferroviária, no trecho de 23,1 quilômetros, entre Natal e Extremoz, a um custo estimado de R$ 1,99 milhão. Mas, essa licitação não atende o trecho Natal/Parnamirim.
De acordo com a CBTU, embora o estudo vise apenas a primeira etapa da implantação do VLT, a empresa contratada também fará estudos operacionais sobre todo o percurso de 56,2 km, que incluem, ainda, o trecho de 17,7 km da linha Sul (Natal/Parnamirim) e ainda 17,2 km do trecho entre Extremoz e Ceará-Mirim, que é o complemento da linha Norte.
As propostas devem ser entregues às 10 horas do dia 5 de dezembro, na sede da CBTU, no Rio de Janeiro.
Após a entrega do projeto, a CBTU deverá abrir licitação para a sua execução e implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), num prazo de 40 meses, que vão substituir gradativamente o sistema antigo de transporte ferroviário em Natal.
Fátima comemora licitação para VLT: A deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemorou a publicação do Edital de Licitação dos Projetos de Modernização dos Trens (VLT) da Grande Natal durante reunião, em Brasília, com o diretor-presidente da CBTU, dr. Francisco Colombo.
“É momento de celebrar mais esse passo que está sendo dado para a melhoria da mobilidade da Região Metropolitana de Natal. A nossa luta pela implantação do VLT é antiga. Desde 2003, no início governo do presidente Lula, temos insistido na implantação do VLT, apresentando sucessivas emendas aos PPA, quando das discussões quadrienais (2003, 2007 e 2011) no Congresso Nacional. Participamos de diversas audiências nos ministérios do Planejamento e das Cidades, na CBTU, buscando a efetivação de novos recursos para dar prosseguimento à modernização da nossa malha ferroviária”, lembrou a deputada Fátima que participou intensamente da luta que resultou na aquisição de 12 veículos (VLT) para a CBTU de Natal, que custaram ao Governo Federal R$ 154 milhões.
Para ampliar e fortalecer o debate, a deputada Fátima Bezerra já formalizou convite ao diretor-presidente da CBTU, dr. Francisco Colombo, e ao secretário do PAC, Maurício Muniz, para participarem do seminário sob o tema da mobilidade urbana, que será realizado pela CBTU Natal. Seminário vai contar com a participação dos órgãos governamentais, prefeituras e secretarias municipais de transporte e trânsito da Grande Natal, e entidades da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo