Bilhetagem já é em tempo real

A desejada transparência que os permissionários dos transportes alternativos de Natal usam como argumento para reivindicar o direito de também comercializarem as passagens com a implantação da bilhetagem eletrônica, na prática, já existe. Por meio de um datacenter – sistema projetado para armazenamento de dados, entre outras funções –, todo o movimento das empresas de ônibus da capital já é monitorado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e estão disponíveis à população. Em compensação ainda não existe a mesma transparência em relação ao transporte alternativo da capital.
Atualmente, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) é responsável pela venda, por meio da empresa NatalCard, mas compartilha toda a movimentação de passagens com a Semob. O sistema reúne diariamente milhões de dados que são transmitidos pelas empresas de Transporte ao Departamento de Operações da Semob. O centro de processamento de dados é formado por um rack, com equipamentos de rede, e quatro computadores, instalados desde 2008 na sala do centro de bilhetagem. O ambiente é refrigerado e o computador central é ligado 24 horas. Mesmo que haja queda de energia há geradores para garantir que os dados não se percam.
Todo o equipamento foi doado e instalado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn). “Foi uma exigência nossa quando foi implantado o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus. Conseguimos fazer aqui todo o monitoramento do sistema de transporte urbano”, conta a secretária Elequicina Santos.
Segundo explica, diariamente os dados são repassados pelas empresas com todos os detalhes do uso do transporte pelos passageiros. A secretária e sua equipe têm, detalhados, o relatório sobre a quantidade de viagens de cada veículo, horário de chegada e saída, quantidade de passageiros que pagaram tarifa inteira, com cartão eletrônico, com dinheiro, estudantes e ainda todo o trajeto e paradas que o ônibus realizou durante o trajeto.
“Nós ainda comparamos estes dados que chegam virtualmente e em relatório de papel com o que os nossos fiscais verificam em campo, nas paradas. Procuramos ter o máximo de informações possíveis e, com isso, tudo é feito na maior transparência”, explica Elequicina.
Como demonstração, ela apresentou um dos relatórios que obteve por meio da central compartilhada. O documento apresentava um balanço detalhado do período de janeiro a junho, mês a mês. Pelos dados obtidos com central compartilhada, no primeiro semestre foram transportados 57.510.290 passageiros, totalizando uma média de 333.400,9 passageiros por dia.
O mesmo balanço aponta uma média de 141.748,07 quilômetros percorridos por todos os ônibus das seis empresas de transportes coletivos de Natal.
As únicas informações que não chegam pela central é o faturamento das empresas, mas esse dado é possível de ser calculado pela Secretaria, já que se sabe o número de passageiros estudantes, pagantes de passagem inteira e até a quantidade de passagens nulas, cujo transporte foi realizado por meio do sistema de integração.
“Mesmo assim esse cálculo vai mostrar a arrecadação. Ainda será preciso subtrair os gastos das empresas que constam na planilha que define o valor da tarifa”, explica Elequicina. Esses gastos correspondem ao custo com financiamento dos veículos, manutenção da frota, combustível, funcionários, entre outros.
Emenda da unificação da bilhetagem é publicada no Diário Oficial: A presidência da Câmara Municipal de Natal divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) de 1º de novembro o texto que altera o parágrafo único do artigo 125 da Lei Orgânica do Município de Natal, referente à responsabilidade da comercialização das passagens do transporte coletivo.
A emenda a Lei Orgânica nº 027/2013 faz parte do projeto de lei que ficou mais conhecido como unificação da bilhetagem eletrônica e determina que “a comercialização de passagens, a “inteira”, “vale transporte”, a “com abatimento” será operada pelo Poder Executivo Municipal…”.
Contudo, o mesmo texto permite que a Prefeitura passe a responsabilidade para as entidades representativas do transporte coletivo, seja dos ônibus convencionais ou transporte opcional. A emenda diz, “podendo esta atividade ser delegada às entidades representativas das categorias do setor de transporte coletivo de passageiros por ônibus e do transporte de passageiros opcional de Natal, assegurando-se a unificação do uso das referidas passagens junto ao sistema automatizado de bilhetagem eletrônica de Natal”.
Com informações: Portal No Ar e Novo Jornal

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