Nada como um repeteco para lembrar dos bons veículos que já passaram ou ainda estão em atividade no nosso sistema de transportes, não é verdade? Pois bem, caro leitor. Em mais uma atualização da coluna “Retrô”, relembramos hoje um dos mais nostálgicos veículos que, até bem pouco tempo, estava circulando ativamente, em linhas regulares, nas ruas de Natal.
Especificamente, falamos de um veículo que fez parte de um lote marcante na Guanabara. Lote esse que abriu as portas para as compras de chassis Volkswagen na maior empresa de ônibus da capital potiguar.
Era o ano de 1999, quando a Guanabara renova sua frota com mais de 20 ônibus. Mais da metade deles usavam o chassi Volkswagen, o principal rival da Mercedes-Benz naquela época – e ainda é até hoje. Desses, 10 vieram montados na lendária segunda versão do modelo Svelto, da Comil.
Eles usavam os prefixos 99197 e 99228 até 99236. Com a mudança da forma de colocar o prefixo nos ônibus natalenses, passaram a utilizar a numeração 1197 e 1228 à 1236. Eles rodaram nas mais diversas linhas da empresa, sendo os itinerários da Zona Norte por onde rodaram por mais tempo e onde 8 dos 10 veículos circularam pela última vez antes de serem desativados (em março de 2012, após o início do controle acionário de empresários pernambucanos na Guanabara).
Especificamente, hoje falamos do último veículo desse lote. O 99236, depois 1236, circulou em diversas linhas da empresa, tendo seu grande destaque nas linhas do conjunto Nova Natal operadas pela Guanabara, na Zona Norte. Nesta foto, por exemplo, ele foi flagrado na linha 64 (Nova Natal/Petrópolis), que, na época, atendia a Avenida Deodoro – hoje em dia, a linha circula pela Av. Rio Branco.
Quando foi desativado, seu destino foi muito especulado. Afinal de contas, assim como ele, todos os veículos desse lote possuíam grande desempenho e eram muito admirados pelos busólogos e especialistas pela robustez dos 10 ônibus comprados conjuntamente.
Curiosamente, boa parte desses ônibus tiveram o mesmo destino. Assim como outros do mesmo lote (como o 1232, 1233 e o 1235), o nosso personagem de hoje foi adquirido pela empresa Terra Dourada.
Atualmente, ele já possui a identidade visual da empresa, que opera nos mais diversos tipos de fretamento em todo o RN. Neste registro, no entanto, ele ainda não possuía pintura – uma vez que havia sido adquirido pouco tempo antes. Mas, o que vale é a saudade e a lembrança de um dos mais nostálgicos veículos que a maior empresa de ônibus natalense já possuiu.
Dados do ônibus: Comil Svelto II 1999, Volkswagen 16.210 CO. Placa: MYL-5306 |
Por Andreivny Ferreira