Empresa do grupo Marcopolo apresenta novo conceito em fabricação de carrocerias

Um novo conceito de fabricação de carrocerias automotivas que proporciona entre 30 e 40% de redução de peso comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias de veículos. Essa é a descoberta realizada pela MVC, empresa especializada no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharias pertencente às empresas Artecola e Marcopolo.
Batizado de Projeto Sofia, o novo conceito foi apresentado esse mês no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, realizado na cidade de Saint-Avold, na França. O projeto tem como foco os segmentos automotivo e ferroviário para a fabricação de carrocerias de ônibus, automóveis, vagões de trens, vans, caminhões frigoríficos, trailers e furgões.
De acordo com informações da empresa, é sustentável e desenvolvido 100% em plástico de engenharia.  O produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção. “Nessa tecnologia serão aplicados vários materiais  e processos combinados”, explica  Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.
De acordo com ele, os ganhos mais significativos do projeto são a diminuição do consumo de combustível em razão da redução de peso, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias, e a redução de custo total em até 15%. Também há o desempenho superior (mecânico, qualidade acabamento superficial e durabilidade), simplicidade no processo, baixo investimento, materiais compósitos recicláveis e diferenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo