Especial UNIBUS RN: Transportes Guanabara volta a utilizar o prefixo ‘1’ em seus ônibus

A empresa Transportes Guanabara voltou a utilizar o prefixo ‘1’ em seus ônibus. É o que pode ser visto no último veículo reformado da empresa, que recebeu a numeração 1916. Quando teve parte das ações vendidas para a Empresa Metropolitana, de Recife, os ônibus passaram por reformas e ganharam nova numeração, com base no critério de sistema de Pernambuco – composto por três dígitos, onde o primeiro representa o ano do ônibus. Até então, com exceção da empresa Cidade do Natal, todas as empresas do sistema urbano seguiam outro critério de numeração dos veículos formado por quatro dígitos – com zeros opcionais – onde o primeiro representava o código da empresa, e os demais o número de ordem do ônibus. 

A primeira empresa da região metropolitana de Natal a modificar seu critério de numeração, foi a Trampolim da Vitória, que teve parte das ações vendidas às pernambucanas Itamaracá Transportes e Cidade Alta. Posteriormente, Guanabara e Oceano – incorporadas ao grupo da Empresa Metropolitana – e mais recentemente a Transportes Conceição, que também passou fazer parte do grupo que adquiriu a Trampolim da Vitória.


De acordo com informações extraoficiais, a modificação atende exigências da SEMOB – Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal – que não estaria satisfeita com mais de um ônibus com mesmo prefixo no sistema, ainda que em empresas distintas. Para a SEMOB, o critério pernambucano dificulta a identificação da empresa por usuários leigos, que não informam a empresa utilizada – apenas o número dos veículos – nas reclamações feitas na secretaria. O código inicial é, por tanto, o que diferencia as empresas para a SEMOB. A Conceição também deverá voltar a utilizar o código ‘4’ –  que era utilizado nos ônibus da empresa antes da venda – nos seus novos prefixos.

Por Thiago Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo