“São memórias e relatos que revelam uma cultura empresarial peculiar, com a qual convivemos com naturalidade, sem nos dar conta da sua decisiva importância, e construída por muitos que, de alguma forma, se relacionam com a Marcopolo”, destaca Paulo Bellini, autor do livro e seu presidente emérito.
Com mais de 300 páginas, o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” com entrevistas e histórias contadas por mais de 90 participantes, mostra a trajetória da empresa para se transformar em uma das maiores fabricantes internacionais. Essas “passagens”, contadas por pessoas que acompanharam cada momento, coletadas e transcritas pela jornalista Suzana Naiditch, mostram, por meio de situações vividas na empresa, como se forjou essa cultura peculiar e quais são os seus valores.
“Minha motivação foi registrar as experiências que ajudam a explicar essa cultura e homenagear todos os envolvidos, participantes dessa história. Muitos nem sabem disso. São aqueles que encontro por acaso, quando circulo pela fábrica, e que me tratam com um carinho incomum. Os gestos espontâneos de apreço desses colaboradores e a insistência de amigos me levaram a concluir que existe mesmo uma cultura peculiar e que ela mantém a Marcopolo crescendo por mais de seis décadas e nos levou aos cinco continentes, com uma dimensão com a qual eu nunca havia sonhado”, enfatiza Bellini.
Há muitas formas de contar uma história. E a forma escolhida para contar a viagem da Marcopolo não poderia ser a biografia de seu fundador ou somente o seu ponto de vista. “Foi quando decidi reviver aquelas passagens que ajudam a explicar o que faz a empresa e, assim, honrar toda essa herança que só aconteceu porque parceiros essenciais se engajaram no projeto, trabalhando com dedicação e espontaneidade.”
A ideia inicial era produzir um material para o público interno, que servisse para, além de mostrar como se forjou a Marcopolo, reforçar o modelo de gestão estruturado a partir dos anos 80, após uma viagem dos executivos ao Japão. Depois, foram agregados outros temas e o projeto ganhou nova dimensão, passou a ter a coordenação da psicóloga e consultora Marilda Vendrame e “rompeu” os limites da companhia.
A editora Campus/Elsevier acreditou no projeto e entendeu que havia conteúdo relevante, interessante e enriquecedor para outros públicos, como empresários, empreendedores, estudantes universitários e a sociedade. Também porque há pouca bibliografia com cases de empresas nacionais.
Trabalho em equipe e participações mais que relevantes: “Marcopolo, sua viagem começa aqui” tem características que reforçam a visão e os atributos do autor na importância do trabalho em equipe, comprometimento, motivação e valores éticos. O prefácio é escrito por Marcus Vinícius Pratini de Moraes, economista, ex-ministro. O livro conta ainda com um ensaio do antropólogo Roberto DaMatta – Um passeio de ônibus – no qual mostra a presença dos veículos de transporte público em nossas vidas e história, e suas influências e características.
Segundo Roberto DaMatta, os ônibus de hoje, modernos e ao gosto do cliente, convidam, como Marco Polo, a reexperimentar o prazer da viagem por terra. ”A jornada por este chão que nos viu nascer e onde, um dia, iremos repousar”.
A publicação tem a participação, na quarta página, de importantes empresários, nacionais e internacionais, em depoimentos destacados. Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; Ratan Tata, chairman da Tata Sons; José Galló, CEO das Lojas Renner; José Antonio Fernandes Martins, presidente da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), e Jamie Lerner, arquiteto e ex-prefeito da cidade de Curitiba, onde implantou de maneira pioneira um dos mais modernos sistemas de transporte coletivo do mundo, comentam sobre o papel e a importância da Marcopolo.
A primeira edição do livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui” será lançada no próximo dia 12 de dezembro, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo, seguindo-se após a distribuição a todo o mercado nacional.
Fonte e imagem: Secco Consultoria