Estações de transferência voltam a operar em Natal

A Prefeitura de Natal planeja entregar duas das seis estações de transferências de passageiros inicialmente previstas para o  sistema de transporte coletivo do município. Construídas com recursos próprios, os equipamentos situados na marginal direita da BR-101, no sentido para Parnamirim e na avenida João Medeiros Filho, logo após o viaduto de Igapó, têm custo unitário de R$ 1,250 milhão.
O secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral da Trindade Júnior, informou o início das obras havia sofrido um atraso de duas semanas, porque se aguardava a ligação elétrica por parte da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), mas as duas estações já deverão entrar em operação em dezembro, prazo previsto para o fim das obras.
Clodoaldo Trindade Júnior disse que em relação às outras quatro estações de transferências de passageiros, duas deverão ser instaladas de um lado e outro da  avenida Capitão-Mor Gouveia, em frente à Estação Rodoviária da Cidade da Esperança; outra na avenida João Medeiros Filho, no sentido Natal e antes do viaduto de Igapó e a última – “que está sendo estudada” – em Mirassol ou na Cidade Alta.
Segundo Trindade Júnior, os recursos para a construção dessas outras estações de transferências virão do Orçamento Geral da União (OGU), dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-3) da Mobilidade Urbana, cujas propostas por parte da Prefeitura de Natal já foram selecionadas pelo Ministério das Cidades, conforme portaria de nº 724 assinada pelo ministro Gilberto Occhi e publicada na edição de quinta-feira (20) do “Diário Oficial da União (D.O.U).
A portaria do Ministério das Cidades tornou pública, ainda, a seleção das propostas do município em relação aos projetos de implantação dos corredores BRT/BRS Norte/Sul e Leste/Oeste, que passarão pelas avenidas João Medeiros Filho, Presidente Bandeira, Prudente de Morais e Terminal de Integração do Soledade, além da construção de quatro terminais de ônibus e 1.052 abrigos de passageiros, que desde março já têm R$ 13,5 milhões garantidos e incluídos no montante de R$ 23,12 milhões previstos para a elaboração dos projetos executivos de corredores exclusivos e semi-exclusivos de ônibus e construções de túneis nos cruzamentos das avenidas Salgado Filho/Bernardo Vieira, Salgado Filho/Antônio Basílio, Salgado Filho/Amintas Barros e Salgado Filho/Nascimento de Castro e duas passarelas na avenida João Medeiros Filho. 
Trindade Júnior afirmou que pelas duas estações de transferência que começam a operar em dezembro, vão circular 15 linhas de ônibus, com 1.015 viagens, sendo que a Estação Bairro Latino, na Zona Sul de Natal, tem capacidade para a circulação simultânea de 250 passageiros, enquanto na Estação de Igapó podem passar, simultaneamente, 280 usuários do sistema de transporte coletivo de Natal.
Sistema de integração será gradativo: O secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo da Trindade Júnior, explicou que das 15 linhas que circularão pelas estações de transferências do Bairro Latino e Igapó, somente a linha 10-29 vai passar nas duas, ligando as Zonas  Norte e Sul com saída em Nova Natal e percurso por Nova Descoberta e anel rodoviário do Campus Universitário.
Segundo Trindade Jr, o  plano de  mobilidade urbana não previa a entrada em operação das estações de transferências somente quando estivessem todas prontas – “podia começar apenas com uma” -, no entanto, ele explicou que a operacionalidade dessas duas estações “não vai acabar com a integração temporal”, que é aquela em que o passageiro desce numa parada de ônibus e com o cartão eletrônico “pode ter acesso a qualquer outra linha de ônibus”.
O secretário adjunto da STTU alertou, ainda, que a diferença em relação à estação de transferência, é que o usuário só pode pegar outro ônibus que esteja dentro daquele grupo de linhas definidas para circular por elas, “usando o cartão de passagens ou mesmo dinheiro para pagar a tarifa”.
Trindade informou que as estações de transferências terão cadeiras e mesas, para descanso dos usuários, inclusive para utilizarem a rede de internet (wifi) a ser instalada dentro delas. A estação vai ser climatizada, terá painéis eletrônicos para informações aos usuários das linhas de ônibus que passarão por lá, além de serviço de segurança de vigilância por 24 horas, entre outros serviços.
O fiscal de trânsito do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem, Jorge Evaldo Carvalho Piton atua na parada de ônibus intermunicipal, situada logo abaixo da estação de transferência da marginal da BR-101 e informou que o vandalismo já começou a atuar na estação de transferência: “Eu não vi, mas me disseram que já haviam quebrado janelas, mas a empresa vem e repõem tudo”.
Para Jorge Piton, a esperança que esse conforto dessa estação de transferências também chegasse aos usuários do transporte intermunicipal: “Se não fossem esses barraqueiros aqui, ficava todo mundo no sol”.
Imagens: Emanuel Amaral e Editoria de Arte (Tribuna do Norte)
Com informações: Tribuna do Norte

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