Ilustração/UNIBUS RN |
A Volkswagen Truck & Bus registrou neste primeiro semestre a venda de 112,1 mil veículos comerciais das divisões MAN Truck & Bus, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O total resultou em alta de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado.
As vendas da MAN Truck & Bus somaram 49 mil veículos e acréscimo de 18% na comparação interanual. A Scania atingiu 46,8 mil caminhões e ônibus, 7% a mais. A divisão Volkswagen Caminhões e Ônibus atingiu 17,3 mil unidades, crescendo 48% sobre os mesmos seis meses de 2017.
Segundo a Volkswagen Truck & Bus, as três divisões registraram aumento na venda de caminhões sobre os mesmos seis meses do ano passado. O primeiro semestre de 2018 teve 97,7 mil unidades entregues, alta de 12%. A companhia atribui o aumento à melhora dos negócios em todas as regiões.
Com 57 mil caminhões vendidos na região UE28+2 (Estados-Membros da União Europeia, mais Noruega e Suíça), o grupo cresceu 6%. Com participação de 30,7%, a Volkswagen Truck & Bus continua liderando o mercado dessa região.
Na América do Sul, as 19,2 mil unidades resultaram em alta de 45%, neste caso expressiva por causa do baixo volume de vendas anotado no Brasil na primeira metade do ano passado. O grupo também comemora a liderança no mercado brasileiro de caminhões, com participação de mercado de 40,8% nos primeiros seis meses.
Na Rússia, a recuperação econômica permitiu a venda de 4,9 mil caminhões do grupo no semestre e alta de 32%. A menor demanda na China resultou em 7,1 mil caminhões no período e pequena queda de 6%. No Oriente Médio houve alta de 8% com a entrega de 3,8 mil veículos. Ainda de acordo com a companhia, as marcas da Volkswagen Truck & Bus elevaram em 33% a venda de ônibus, com 11,3 mil unidades entregues no primeiro semestre.
“Conseguimos aumentar consideravelmente as nossas vendas na primeira metade do ano e assim demos mais um passo para nos tornarmos campeões globais. Nossa transformação em sociedade acionária e a iminente mudança de nome para Traton AG são sinais importantes”, recorda o CEO da Volkswagen Truck & Bus AG, Andreas Renschler.
Portal Automotive Business