Agrale confirma produção de 50 ônibus elétricos para Buenos Aires com tecnologia britânica e argentina

Agrale confirma produção de 50 ônibus elétricos para Buenos Aires com tecnologia britânica e argentina

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Agrale)

A Agrale S.A., com sede em Caxias do Sul (RS) e unidade fabril na Argentina, anunciou a produção de 50 ônibus 100% elétricos para o transporte público de Buenos Aires nos próximos meses. Os veículos utilizarão o chassi Agrale MT17.0 LE, equipado com sistema de propulsão da britânica Equipmake e carroceria produzida pela argentina Todo Bus, oferecendo autonomia de 250 a 300 quilômetros por carga.

O modelo foi lançado no último trimestre de 2022, após quatro anos de desenvolvimento conjunto entre Agrale, Equipmake e Todo Bus. O chassi MT17.0 LE possui piso baixo, peso bruto de 17 toneladas, motor de 400 kW e torque de 3.500 Nm. O sistema de propulsão é alimentado por quatro baterias de íons de lítio com capacidade total de 316 kWh, carregáveis em cerca de quatro horas via conector CCS Combo 2 de 40 kW em corrente contínua.

Apesar do investimento em tecnologia elétrica, a Agrale destaca que ônibus a gás natural e biometano representam alternativa mais eficiente para o Brasil. O diretor da Agrale S.A., Edson Martins, explica que o biometano, por sua produção reduzir a emissão de gases de aterros sanitários, é o único combustível com pegada de carbono negativa. “O Brasil possui grande potencial, com expansão de usinas de biometano, o que torna o gás e o biometano opções vantajosas em termos de custos de infraestrutura e operação”, afirma Martins.

Nos próximos meses, a Agrale Argentina também fornecerá ônibus a gás natural para Buenos Aires, mantendo piso baixo e o chassi MT17.0. A unidade argentina, localizada em Mercedes, província de Buenos Aires, ocupa área de 200.000 m² e faz parte do Grupo Francisco Stédile, que engloba diversas controladas e negócios complementares, incluindo fabricação e comercialização de caminhões leves e médios, ônibus urbanos e interurbanos, micro-ônibus, utilitários extrapesados e tratores.

A iniciativa reforça a presença da Agrale no mercado internacional e sua aposta em soluções sustentáveis e tecnológicas para transporte público urbano, combinando inovação elétrica e alternativas de baixo impacto ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.