Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
A Volvo Financial Services (VFS), divisão financeira do Grupo Volvo, em parceria com a ONG Junior Achievement (JA), implementará o programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio” para cerca de 2.000 estudantes de escolas públicas de ensino médio em Curitiba. Este programa faz parte de uma iniciativa global que visa desenvolver uma cultura de educação financeira, incentivando jovens e adolescentes a refletirem sobre o impacto das finanças em suas vidas diárias e futuras, assim como em suas famílias e na sociedade.
O programa é apresentado de forma interativa por voluntários da VFS nas salas de aula. Eles abordam temas como economia, juros, inflação, salário, poupança, empréstimos, investimentos e carreira, compartilhando também suas experiências de trabalho no Banco Volvo para despertar o interesse dos jovens pelo tema.
Iniciado globalmente em 2022, o programa já envolveu mais de 200 voluntários treinados pela JA em países como Suécia, Brasil, França, Índia, Itália, Peru, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, alcançando mais de 14 mil jovens. “Entender o básico em finanças é um pilar cada vez mais importante para o exercício da cidadania”, afirma Marcio Pedroso, presidente mundial da Volvo Financial Services.
Esta iniciativa reflete o compromisso da VFS em causar um impacto positivo na sociedade, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O conteúdo metodológico utilizado no programa é desenvolvido pela equipe da JA, com materiais didáticos impressos e online, alguns dos quais estão disponíveis gratuitamente no site jabrasil.org.br.
O Programa “Meu Dinheiro, Meu Negócio”
Ao longo das quase cinco horas do programa, os estudantes aprendem noções básicas de educação financeira e exercitam suas capacidades analíticas por meio de dinâmicas que simulam diversas situações financeiras. Pedro Englert, presidente do Conselho Diretor da JA Brasil, destaca que os participantes desenvolvem seus próprios planos de vida, definindo prioridades e metas.
Implementação no Brasil
A VFS Brasil ingressou no projeto no ano passado, beneficiando 550 estudantes de quatro escolas públicas na região de Curitiba. Em 2024, o programa já impactou mais de 600 alunos nos colégios estaduais Teotônio Vilela (Curitiba) e Professora Edithe (Campo Largo). Em junho, a iniciativa será levada ao colégio estadual Dom Orione, onde cerca de 400 estudantes participarão. O objetivo é atingir cerca de 2.000 alunos de Curitiba e da Região Metropolitana até o final do ano.
Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil, destaca o voluntariado como parte da cultura da VFS. “Somos gratos por contribuir para que jovens tenham acesso à educação financeira, uma parte crucial para a independência financeira e a construção de uma sociedade mais diversa, igualitária e sustentável”, afirma Viapiana.
Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA promove educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” em mais de 100 países. No Brasil há quatro décadas, a JA já beneficiou mais de 6 milhões de jovens, com o apoio de mais de 208 mil voluntários. Reconhecida pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Junior Achievement Worldwide é considerada a 5ª ONG mais influente do mundo e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo em 2024. Mais informações podem ser encontradas em jabrasil.org.br.