Eletra entrega 142 ônibus elétricos para reforçar mobilidade urbana em São Paulo

Eletra entrega 142 ônibus elétricos para reforçar mobilidade urbana em São Paulo

Veículos entregues pela Eletra integram pacote de 500 novos ônibus anunciados pela Prefeitura e reforçam a expansão da mobilidade elétrica na capital paulista

A cidade de São Paulo recebeu mais 142 ônibus elétricos entregues pela Eletra, empresa brasileira especializada em eletrificação do transporte público. Os veículos fazem parte de um conjunto de 500 novos ônibus apresentados pela Prefeitura e ampliam a participação da tecnologia elétrica na operação do transporte coletivo da capital paulista.

Com a nova entrega, São Paulo amplia sua frota de veículos movidos à eletricidade e mantém sua posição como a cidade com o maior número de ônibus elétricos em circulação no Brasil. Atualmente, mais de 80% da frota elétrica em operação no país está concentrada na capital paulista.

Segundo informações da Eletra, a empresa participa desse cenário com 792 veículos em circulação na cidade. Desse total, 603 são ônibus elétricos a bateria e outros 189 são trólebus utilizados na rede de transporte coletivo. Os números reforçam a presença da empresa no processo de expansão da mobilidade elétrica na capital.

Os 142 ônibus elétricos entregues integram uma nova etapa de ampliação da frota e passam a compor o sistema de transporte público municipal. Os veículos contam com tecnologia de tração elétrica integrada pela Eletra em parceria com fabricantes de chassis e carrocerias, modelo utilizado pela empresa para a implementação de soluções voltadas à mobilidade urbana.

Os novos ônibus também oferecem recursos destinados ao atendimento dos passageiros. Entre os equipamentos instalados estão sistema de ar-condicionado, conexão Wi-Fi para acesso à internet, tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis, suspensão a ar e vidros com proteção contra raios ultravioleta. Os veículos ainda possuem recursos de acessibilidade destinados a ampliar as condições de utilização por diferentes perfis de usuários do transporte público.

A substituição gradual de ônibus movidos a diesel por veículos elétricos integra a estratégia de ampliação da mobilidade elétrica na cidade. Segundo a Eletra, a adoção dessa tecnologia contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis e para a diminuição das emissões associadas à operação do transporte coletivo.

A empresa informa que sua frota elétrica já ultrapassou a marca de 38 milhões de quilômetros rodados em operação no Brasil. Com base nesse histórico, a Eletra aponta que os veículos já evitaram a emissão de mais de 56 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂).

Além dos impactos relacionados às emissões, a empresa destaca que a operação dos ônibus elétricos apresenta diferenças nos custos energéticos quando comparada aos veículos movidos a diesel. Segundo a Eletra, o custo de energia pode ser até cinco vezes menor em relação ao combustível convencional utilizado em parte da frota de transporte coletivo.

Para a CEO da Eletra, Milena Braga Romano, a ampliação da mobilidade elétrica em São Paulo está relacionada à combinação de políticas públicas, planejamento de longo prazo e mecanismos de financiamento voltados à expansão da tecnologia.

“A ampliação da mobilidade elétrica em São Paulo demonstra como políticas públicas consistentes, visão de longo prazo e instrumentos de financiamento essenciais para viabilizar a transição energética. Nesse contexto, o apoio do BNDES tem papel estratégico ao impulsionar a adoção de tecnologias limpas em larga escala e fortalecer a cadeia produtiva nacional. A cidade cria um ambiente propício à inovação, gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva e se consolida como referência para o país. A Eletra tem orgulho de contribuir com tecnologia brasileira para esse avanço e de participar ativamente da transformação da mobilidade urbana no Brasil”, afirmou.

A entrega dos novos veículos ocorre dentro do processo de ampliação da frota elétrica da cidade, que busca aumentar a participação de tecnologias de baixa emissão no sistema de transporte coletivo. Com sucessivas incorporações de ônibus elétricos à operação, São Paulo amplia a presença desse modelo em sua rede de mobilidade urbana.

Sobre a Eletra

A Eletra é uma empresa brasileira especializada em eletrificação do transporte público sobre pneus e atua há mais de duas décadas no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade elétrica. A companhia possui um portfólio que inclui trólebus, ônibus híbridos, modelos elétricos a bateria e projetos de retrofit de frotas.

Segundo dados do e-bus Radar citados pela empresa, a Eletra figura entre os cinco principais fabricantes de ônibus elétricos do mercado, sendo a única representante latino-americana presente nesse grupo. A companhia desenvolve sistemas de propulsão elétrica e atua na integração tecnológica dos veículos utilizados por operadores e sistemas de transporte público.

A empresa possui fábrica localizada em São Bernardo do Campo, com capacidade de produção de até 2.700 ônibus por ano. Entre seus clientes estão operadores e administrações públicas que utilizam soluções voltadas à mobilidade elétrica em diferentes regiões do Brasil.

Fotos: Ciete Silvério/Prefeitura de São Paulo / Divulgação/Eletra

Siga o Portal UNIBUS nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.