Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
Inaugurado em janeiro de 2025, o Centro de Treinamento de Atibaia (CTA) da Mercedes-Benz disponibiliza cerca de 600 cursos para concessionários e frotistas de ônibus e caminhões. Os treinamentos, presenciais e virtuais, são focados em operação, manutenção e serviços.
Com o crescimento da frota de ônibus elétricos, o CTA oferece treinamentos voltados à manutenção preventiva e corretiva, priorizando a segurança dos profissionais devido ao risco de choque elétrico.
“Atualmente, já existe uma concessionária em Diadema (SP) com uma vaga específica para ônibus elétricos, um investimento estimado em R$ 1 milhão por concessionário”, explica Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários Caminhões e Ônibus e treinamento da Mercedes-Benz, em entrevista à Revista Technibus.
Formação de motoristas e técnicos
- Cursos para motoristas: focados em uma condução eficiente e segura, diferente da pilotagem de ônibus a diesel.
- Treinamento de técnicos: inclui certificação e teste prático de diagnóstico de falhas, com um tempo limite de uma hora para identificar e corrigir problemas.
A expectativa é que, em 2025, o CTA registre entre 9,5 mil e 10 mil participações. Em 2024, no antigo centro de Campinas (SP), foram 8,6 mil alunos treinados.
Estrutura e tecnologia
O CTA conta com:
= Salas de tecnologia para sistemas elétricos, eletrônicos e de segurança.
= Simulador de direção, em parceria com o Sest-Senat.
= Unidades móveis: um ônibus, dois caminhões e uma carreta-escola para treinamentos itinerantes.
= Tinbot, um robô interativo com inteligência artificial, que responde perguntas e fornece instruções aos alunos.
Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso em qualificar profissionais, garantindo que o setor esteja preparado para a transição energética e novas tecnologias no transporte.