Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A Mercedes-Benz do Brasil escolheu a carroceria eMillennium, da fabricante de ônibus urbanos Caio, para equipar o chassi eO500U nos primeiros testes do ônibus elétrico a bateria no Chile. O país foi o primeiro da América Latina a receber o modelo para avaliação.
O veículo 100% elétrico foi demonstrado em trajetos urbanos de Santiago, capital chilena, para clientes e gestores do transporte coletivo da cidade.
O gestor de vendas de exportação da Caio, Ivo Belucci, destacou a importância da iniciativa. “Os testes com o eMillennium sobre o chassi eO500U reforçam nossa parceria com a Mercedes-Benz e nosso compromisso com o mercado internacional. Essa demonstração permitirá que mais pessoas conheçam a qualidade dos produtos Caio”, afirmou.
A supervisora de Marketing da Caio, Monica Quemel Faioli, ressaltou que a ação amplia a presença da empresa na América Latina. “É uma oportunidade de expandir ainda mais soluções sustentáveis para o Chile e a região, com produtos acompanhados de serviços personalizados e de alta qualidade”, explicou.
Características do eMillennium
O ônibus testado tem 12,8 metros de comprimento e capacidade para 91 passageiros. Foi encarroçado sobre o chassi elétrico Mercedes-Benz eO500U, tecnologia que proporciona zero emissões de poluentes e uma condução mais silenciosa e eficiente.
O modelo conta com 27 poltronas injetadas e estofadas, além de um salão interno amplo que acomoda 64 passageiros em pé.
Entre os diferenciais do eMillennium estão:
- Duas portas tipo fole com acionamento pneumático e embarque dianteiro.
- Quatro janelas basculantes com travas elétricas e vidros fixos.
- Sistema de ar-condicionado, garantindo conforto térmico durante os trajetos.
- Acessibilidade aprimorada, com rampa e espaço reservado para PcDs.
- Tecnologia embarcada, incluindo sistema de áudio, monitor para o motorista, cinco câmeras internas, câmera de ré, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), tomadas USB, Wi-Fi e sistema multiplex.
- Iluminação em LED, com quatro itinerários externos e luzes internas.
A iniciativa reforça os investimentos das montadoras e fabricantes de carrocerias na eletrificação do transporte público na América Latina, com soluções que combinam sustentabilidade, inovação e conforto para os passageiros.